O ano de 2023 é um ano de muitas mudanças para a Ibis, marca que agora está a mudar a imagem, por exemplo. Mas há aqui um ponto importante a destacr. Este fabricante entra no mundo das e-bikes de BTT com o lançamento desta nov Ibis Oso de 2023. Para uma marca “artesanal” e de baixas “tiragens”, este é um grande acontecimento!

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O fabricante californiano sabe diferenciar-se do resto, sendo que esta bicicleta incorpora elementos um pouco menos comuns. A começar pelo sector basculante traseiro a fazer lembrar algo que podia muito bem estar instalado numa moto de enduro.

E é precisamente aqui que está um dos principais atrativos desta Oso. O novo sistema de suspensão traseira DW-Link é novidade e, como se pode ver nas fotos neste artigo e também no vídeo mais abaixo, a disposição do amortecedor baseia-se num encaixe lateral em relação ao quadro, e também um pouco mais elevado do que é normal no que se conhece do sistema DW-Link…

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Prototype

Este amortecedor oferece 155 mm de curso, que pode subir para 170 mm mudando o modelo de origem , com 205 x 60 mm, por um com 205 x 65 mm. A marca fala aqui de um progressividade mais vincada, de mais sensibilidade nos primeiros mm do curso.

Um vídeo de como é possível fazer a substituição do amortecedor:

Ibis Oso Shock Removal

Os rolamentos integrados neste sistema, suficientemente sobredimensionados para o “maus tratos” a que podem ser submetidos, contam com garantia vitalícia por parte da Ibis. O quadro, por sua vez, tem uma garantia de sete anos.

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Por falar no quadro, a construção é totalmente em carbono e com espaço para alojar pneus de até 2,5”. A suspensão da frente tem 170 mm de curso em todas as versões, mas é referido que a estrutura está preparada para a instalação de modelos com curso de 190 mm.

Ou seja, este nova Ibis Oso é “camaleónica”. E até no diâmetro das rodas, pois nos tamanhos S e M está disponível uma versão Mullet. Já os tamanhos L e XL estão disponíveis apenas com rodas de 29” à frente e atrás.

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Assim, percebe-se que esta é uma bicicleta totalmente apontada ao enduro e à competição. A geometria até foi afinada para encarar da melhor forma as descidas, com estabilidade trazida pela direção a 64 graus, por exemplo

Seguindo as tendências mais recentes, cada tamanho de quadro foi pensado para adaptar-se às carcaterísticas de cada utilizador, pelo que mostra o ângulo efetivo do tubo do selim (de 77 a 79º) ou as medidas das escoras (439 mm nos tamanhos S e M e 444 mm nos tamanhos L e XL).

E isto sem esquecermos que estamos perante uma bicicleta com dimensões “avantajadas”: há 1.242 mm entre eixos no tamanho M e 1.294 mm no tamanho L. Refere a Ibis que, desta forma, a bicicleta pode gerar sensações parecidas com as que temos com a Ibis Ripmo…

O motor? Sim, porque não nos esqueçamos que esta é a primeira e-bike de BTT da marca. Não se correrem riscos e foi escolhido o motor Bosch Performance Line CX (85 Nm), alimentado por uma bateria amovível de 750 Wh (625 Wh no tamanho S).

A nov Ibis Oso existe apenas numa configuração de material e componentes, curiosamente, com duas cores de quadro. Falamos de suspensões Fox Performance (a frontal é a 38 e o amortecedor é o X2), transmissão Sram GX Eagle, travões Shimano XT de quatro pistons, espigão telescópico Bike Yoke Revive e rodas de alumínio Blackbird Send, entre outros elementos.

Entre a lista está também o display Kiox 300 da Bosch, um conjunto de luzes LED da Lupine, tampa magnética na ficha de recarga da bateria e guarda-lamas traseiro, por exemplo.

A bicicleta está à venda oficialmente, mas à Península Ibérica a chegada está prevista apenas para meados de Dezembro. Quanto a preços, nos Estados Unidos está disponível por valores a rondar os 11.ooo dólares. A que preço chegará a Portugal?!

Ibis Oso Forest Service Green

Ibis Oso Storm Blue

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