São já algumas temporadas em que podemos contar com e-BTTs fabricadas pela marca sueca. Não são das que mais vemos pelos trilhos, é verdade, mas aos poucos estão a criar uma imagem consolidada, graças a bicicletas bem pensadas e feitas com atenção ao detalhe. É o caso desta nova gama Husqvarna Mountain Cross 2022.

PUB
Prototype

A aposta na competição é outro atrativo. Mais concretamente no circuito E-EWS), a Husqvarna patrocina atletas como Marco Melandri, Simon Carlsson, Alex Falloye…

Até agora, a marca tem baseado as suas criações neste segmento em quadros de alumínio que servem de base a bicicletas de all-mountain (a Mountain Cross), enduro (a Hard Cross) e downhill (a Extreme Cross). Mas, como estava na hora de evoluir, eis que foi pelo all-mountain que começaram com o lançamento desta nova Husqvarna Mountain Cross 2022.

E a marca partiu mesmo de uma folha em branco, passamos a expressão, para conceber esta nova versão MC6, que traz muitas novidades, refira-se. Até porque o carbono chegou a estas e-BTTs da Husqvarna e logo num quadro com um design fora de série. Pelo menos a julgar pelas fotos!

PUB
KTM

Primeiro, atentemos na caixa de direção, que apresenta uma espécie de grelha microperfurada (Battery Cooling) para criar um fluxo de ar que chega internamente ao motor e à bateria. Por falar nela, trata-se da Core S3, uma unidade com 720 Wh e que pode ser retirada com um simples movimento de encaixe deslizante.

O motor, por sua vez, é o Shimano EP8, mas mostra-se com uma fixação em forma de C, fazendo assim com que a bicicleta seja mais curta e com um centro de gravidade mais próximo do eixo pedaleiro. Nesta posição, o propulsor também recebe mais refrigeração, já que está num compartimento “aberto” (sistema Passive Motor Cooling).

Quanto à geometria, a ideia é ter o ciclista numa posição mais integrada na bike, permitindo um controlo mais fluido e natural, explica a marca. A bicicleta está agora mais curta, menos “nervosa”, em teoria, e com escoras mais compridas num tentativa de dar mais estabilidade.

PUB
Prototype

Os cursos de suspensão da MC6 (150 mm em ambos os eixos) e as rodas assentam num conceito Mullet (roda de 27,5” atrás e de 29” à frente), com exceção do tamanho S, em que as rodas são ambas de 27,5”.

De momento a Husqvarna Mountain Cross 2022 existe em três versões distintas. A MC6 é a topo de gama com quadro em carbono e componentes como o set de suspensões Fox Factory (suspensão frontal 36 e amortecedor Float X), o já mencionado motor Shimano EP8 e a bateria Core S3 de 720 Wh, transmissão Shimano XTR 12x, travões XT de quatro pistões e rodas DT Swiss HX 1700 Spline. Tudo por 8.999 euros.

Existem depois outras duas opções com preços um pouco mais baixos e conjuntos de equipamento de gamas mais baixas também, correspondendo ao preço. A MC5 custa 6.999 euros e a MC4 custa 5.999 euros. Todas com a mesma base e com o mesmo motor, muda os restantes elementos principais. Está tudo no site da marca, link abaixo.

Mais info:

Também vais gostar destes!