Lançada em 2019, a URS foi a entrada oficial da BMC no universo em expansão do gravel. Agora, o fabricante suíço lançou a BMC URS LT (Long Travel), uma bicicleta que adiciona á “equação” uma forqueta de suspensão dianteira.

PUB
Giant TCR 2024

Com 20 mm de suspensão dianteira com mola helicoidal e amortecedor a óleo, este novo sistema MTT específico para gravel é engenhoso e cria uma espécie de bicicleta com suspensão total.

A Unrestricted, ou URS para abreviar, é uma bicicleta de gravel que combina uma série de conceitos da BMC dos mundos da estrada e do BTT. Oferece um centro dianteiro mais longo, combinado com uma haste mais curta. Na frente, um ângulo de testa de 70 graus.

Usado pela primeira vez na hardtail Teamelite 01 da BMC, a URS apresenta um amortecedor à base de elastómero embutido nas escoras do quadro. Batizado de MTT, fornece 10 mm de “curso” da roda traseira, projetado para ajudar na tração e conforto na parte traseira da bicicleta, refere a marca.

“É um recurso que pode fazer a diferença em terrenos que consomem energia”. Outras características da URS original incluem espigão de selim em forma de D e um comprimento do garfo (407 mm) bastante longo.

PUB
Specialized Levo

A sofisticação tem o seu… peso!

A suspensão do garfo dianteiro é construída em alumínio e aço, com o amortecedor hidráulico na seção inferior e as molas de aço acima. Em comparação com um garfo de suspensão mais típico, o design deste BMC visa reduzir a resistência ao atrito, a fim de ser eficaz em ressaltos do terreno de alta frequência.

Isso ajuda a explicar a escolha da mola helicoidal em vez de uma mola pneumática, e também por que o sistema é telescópico em rolamentos de agulha versus buchas, que são mais frequentes em garfos de suspensão.

PUB
Nova Mondraker Dune

A unidade de suspensão MTT é aparafusada à coroa de alumínio do garfo e, abaixo dela, estão as lâminas de fibra de carbono do garfo que partilham uma estética semelhante à do garfo rígido da URS original. A esta, a empresa suíça diz que adiciona cerca de 800 gramas. A BMC não divulga o peso total doda forqueta.

Duas versões à escolha

A BMC tem duas versões da nova URS LT, partilhando o mesmo conjunto de quadros e disponível em quatro tamanhos, e ambas já disponíveis.

A URS LT One custa 7.999 euros e está no topo da gama com um grupo Sram Force AXS ‘Mullet’ que emprega um desviador traseiro X0 Eagle para abranger a gama de cassetes 10-52t.

A bicicleta rola com a marca própria de rodas de carbono sem câmara de ar da BMC e adota pneus WTB Raddler de 40 mm. Em comparação, a URS 01 Two rígido com equipamento semelhante é vendida por 7.499 euros, negociando a suspensão dianteira MTT para cabeamento oculto.

Por 5.999 euros, a URS LT Two oferece grupo Sram Rival/GX AXS ‘Tainha’ para fornecer a mesma gama de cremalheiras supracitado. As rodas são umas DT Swiss G1800 Spline com cubo da série 370 desta marca.

Mais info:

Também vais gostar destes!