Para tornar as “escolhas” mais fáceis, eis a nova Specialized Creo 2, a elétrica de estrada com características que fazem com que seja possível adaptar e usar esta bicicleta também em caminhos de gravel. E há novidades, como é exemplo o sistema Future Shock 3.0, algo que vemos chegar às mais recentes bicicletas da marca norte-america.

PUB
Cube Stereo ONE

E o que mais é destacado neste lançamento é a relação peso-autonomia do motor SL1.2, produzido pela Specialized (indicam 33% mais potência, 43% mais binário e mais silêncio), o novo sistema assente na app Specialized e, claro, o Future Shock de 3ª geração na frente da bicicleta. Mas há mais.

Introducing the New Specialized Creo 2

Todas as versões, e não são muitas, baseiam-se num quadro feito com o carbono FACT 11r da marca, sendo que a nova Creo 2 tem uma nova geometria e apresenta pontos de fixações para malas, guarda-lamas e uma terceira grade de bidon.

Já se falou do motor, que tem 50 Nm de binário, mas a bateria é de 320 w, algo que remete para até 180 kms de autonomia, garante a Specialized. Na imagem abaixo há mais informação sobre o assunto, sendo que é prometida uma excelente relação entre autonomia e peso.

The Creo 2's SL 1.2 Motor
PUB
Giant TCR 2024

E o motor tem aqui uma palavra a dizer, pois diz o fabricante que o funcionamento fica entre as 4.000 e 5.000 RPM, com “as engrenagens redutoras internas do sistema SL 1.2 a manterem o propulsor a funcionar nas RPMs ideais enquanto o ciclista pedala com uma cadência confortável de cerca de 90 RPMs”.

The Turbo SL System

Future Shock 3.0

Tal como vimos recentemente na Tarmac SL8 ou na Roubaix SL8, eis que o está presente também neste modelo o sistema de amortecimento frontal Future Shock 3.0, a mais recente geração.

The Creo 2's Future Shock 3.0

São 20 mm de curso que a marca garante “reduzir os impactos em mais de 53%”. Posicionado entre o avanço e o tubo de direção, move-se na direção oposta das forças de impacto que atingem a roda e “viajam” pela forqueta.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

“Reduz substancialmente o impacto e a vibração no guiador e o resultado é uma condução mais suave e com mais controlo”, explicam.

As versões S-Works e Expert desta bicicleta vêm com o Future Shock 3.3, mais personalizável a vários níveis, sendo que nas restantes encontramos o sistema 3.2, também amortecido hidraulicamente, mas com uma configuração mais suave.

Em combinação com o amortecimento, eis o clearance para pneus de até 2,2’’, e é isto que faz com que a bicicleta possa cruzar caminhos de gravel e ser uma all arround.

The Creo 2's MASSIVE Tire Clearance

Regressando à geometria, e neste seguimento das características mais off road da Creo 2, atente-se no ângulo de tubo de direção mais “relaxado”, no eixo pedaleiro mais baixo, no avanço mais curto…

PUB
Cube Stereo ONE

Por outro lado ,a pensar nas viagens maiores, o quadro tem diversas opções de montagem para suportes dianteiros, traseiros e rebaixados, tal como permite montar guarda-lamas com pneus de até 47c e espigões de selim telescópicos.

O sistema operativo Turbo

É o que ajuda a gerir o sistema elétrico da Creo 2, e com base na app móvel Specialized. Estão lá todas as funcionalidades de gestão de autonomia, percursos, segurança, diagnóstico, atualizações, etc, e ainda funções que permitem monitorizar e comparar itens como a potência e frequência cardíaca, por exemplo.

Estas são as versões da nova Specialized Creo 2, que têm no site oficial da marca todas as listas de especificações:

Mais info:

Lê também:

Nova Specialized Roubaix SL8 estreia geração 3.0 do sistema Future Shock [com vídeos]

Também vais gostar destes!