A Aurum é a nova bicicleta de gravel da marca criado por Contador. Aliás, os fundadores Alberto Contador e Ivan Basso mostram-se muito entusiasmados com este novo lançamento, que se estreia em competição no Unbound 2023.

PUB
TrekFest 2024

Esta é a primeira bicicleta da marca que não é específica para estrada, a primeira no segmento do gravel, apesar de partilhar muitas características com a sua “irmã” Aurum Magma. A Aurum Manto tem como premissas ser “uma bicicleta leve, rígida, aerodinâmica e confortável”, refere o fabricante.

Foram “gastas” imensas horas no desenvolvimento desta nova gama da Aurum, referem, tanto em laboratório como em testes no terreno efetuados pelo próprio ex-ciclista espanhol e pelo italiano.

E a Aurum Manto não nasceu para o bikepacking… Talvez uma ou outra aventura do género, mas a sua orientação é ser “a melhor opção desportiva gravel no mercado”, comunica a Aurum.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Como já referimos, a Manto tem muito em comum com a Magma, só que com a capacidade de acolher pneus mais largos, e também com uma ligeira diferença na geometria, “para conferir o conforto necessário aos caminhos fora de estrada”, afirma a marca. Neste campo, a Manto consegue acomodar pneus entre 40-45 mm em roda 700c.

Construída em carbono e com a tecnologia ECT ( Experience Carbon Technology), nota-se que o quadro e forqueta parecem muito aerodinâmicos, com cabos totalmente internos, espigão de 27,2 mm e um eixo pedaleiro “largo” de 86 mm. As escoras são assimétricas, para permitir mais espaço para pneus mais largos, não comprometendo as ideologias iniciais da Manto.

PUB
Prototype

A bicicleta tem o quadro como base, mas depois pode ser equipada com transmissão 1x ou 2x (eletrónica ou mecânica, desviador frontal removível), travões flat mount e rodas com eixo passante de 12 mm.

Conta também com proteções em borracha nalguns pontos do quadro (downtube, escoras, eixo pedaleiro) e com dois pontos de fixação de grades de bidon, além de extra mounts no top tube e na parte inferior do down tube.

A Aurum disponibiliza somente (para já) a compra do quadro (que tem garantia vitalícia após registo no site), com preços a começar nos 3.500 euros (só o quadro) e 4.000 euros para o quadro e alguns periféricos (cockpit e espigão em carbono, por exemplo). A Manto está disponível em três cores: Castilla Yellow, Astur Green e Mediterraneo Orange.

 

Mais info:

Lê também…

Bike Check: a Aurum Magma de Alberto Contador

Imagens: site oficial Aurum

PUB
Orbea Genius Dealers

Também vais gostar destes!