A União Ciclista Unternacional (UCI) revelou o formato da 3ª edição do Virtual World Cycling Championships, o Campeonato Mundial de Ciclismo Virtual, que terá lugar na plataforma Zwift no dia 18 de fevereiro de 2023. A competição apresenta-se dividida agora em três corridas distintas, “The Punch” (A explosão), “The Climb” (A Subida) e “The Podium” (O Pódio), comuns às categorias masculina e feminina. Na final, naquele dia, serão coroados o sucessor e a sucessora de Jay Vine e Loes Adegeest.

PUB
Orbea Genius Dealers

Os pelotões de ambos os géneros serão compostos por 100 ciclistas selecionados de um sistema de qualificação. Cada evento funcionará com sistema de eliminação, até que os 10 primeiros compitam pelo título na prova final, “O Pódio”.

PUB
KTM

 

Nos dias 12 e 13 de novembro decorrem as qualificações para apurar a referida centena de participantes em cada pelotão. Os qualificados competirão numa primeira corrida denominada “The Punch”. Um circuito com percurso de relevo acidentado (pequenas subidas e descidas) de 13,8 quilómetros selecionará os 30 melhores, que se classificarão para a próxima etapa, “The Climb”. Os outros corredores serão eliminados.

 

Durante este segundo evento, os participantes enfrentarão uma repetição de também pequenas subidas, atingindo um desnível acumulado de 162 metros em apenas 8,5 quilómetros. No final desta corrida, serão conhecidos os 10 finalistas que irão disputar o título supremo durante a ronda final, “The Podium”, em formato de corrida eliminatória.

Nesta corrida, terão de ser cruzados vários pórticos ao longo do percurso, em que o último corredor a passar será eliminado, até que restem apenas três que competirão pela vitória final, numa meta clássica.

As eliminatórias podem ser visualizadas, este fim de semana, no canal do YouTube do Zwift.

Fotos: @UCI_cycling Twitter

Também vais quer ler…

Zwift Hub, o trainer que quer simplificar o ciclismo indoor

PUB
Prototype

 

Também vais gostar destes!