É exatamente isso: menos peso. Ou melhor, um total de 1.240 gramas é quanto pesam as novas rodas Roval Control SL Team LTD para XC apresentadas agora pela marca.

Estamos a falar de rodas de 29” para BTT na modalidade de XC, naturalmente, com aro do tipo clincher de carbono decorado com gráficos em azul metálico cobalto sob revestimento transparente. Em fibra de carbono, não fosse o preço de 1.999 euros para o conjunto.

Com largura interna de 29 mm e raios de padrão Two-cross (DT Swiss Aerolite Straightpull T-head 294mm), as topo de gama Roval Control SL Team LTD fazem-se acompanhar de cubos à altura de qualquer situação. O cubo dianteiro tem um eixo passante de 15 x 110 mm, com tampas de eixo de 19 e
31 mm incluídas.

Já o cubo posterior, com corpo em alumínio maquinado em CNC, integra rolamentos de cerâmica SiNC, peças internas DT 180 e cassetete com sistema de encaixe rápido de 54t. Rolamentos tipo cartucho SiNC em cerâmica vedado.

Construídas à mão, como é apanágio nestas gamas, estas novas rodas Roval Control SL Team LTD para XC  trazem já válvulas tubeless anodizadas customizadas, assim como tampas individuais para cada raio, para facilitar a montagem tubeless.

Como referimos, o conjunto pesa exatamente 1.240 gramas, conforme anuncia a marca, que avança mais: “proporcionam manuseamento preciso e condução suave, além de serem extremamente duradouras e menos propícias a trilhar as câmaras de ar”.

Além da durabilidade, estas Roval apostam na proteção contra furos, normalmente uma das principais causas de perda de tempo em qualquer vertente do BTT. É o sistema Aro Control que garante essa proteção mais elevada, com o topo do aro a ter 4 mm de largura, o que faz com que seja preciso exercer até 22% mais força para que o pneu ser trilhado.

E isto permite ter pneus mas leves, pressões mais baixas e pedalar com mais força sem que haja lugar a furos. A roda torna-se mais rápida, à partida.

Atenção ao esquema explicativo:

Em separado, a roda dianteira Roval Control SL 6-Bolt custa 799 euros e a roda traseira Roval Control SL 6-Bolt/XD tem um preço de 1.199 euros.

E ambas têm garantia vitalícia, como seria de esperar!

Mais informações em: