A candidatura de Melgaço foi a vencedora para receber o Campeonato da Europa de XCO (Cross Country Olímpico) em 2025.  A região do Alto Minho continua assim a sua cada vez maior tradição de ser palco de grandes competições de BTT.

PUB
Nova Trek Supercaliber

Melgaço já recebeu vários campeonatos nacionais entre XCO, XCM, ciclocrosse e até de estrada, provas da Taça de Portugal e dos Campeonatos do Minho, Clássica de Melgaço em ciclismo de estrada e Grande Prémio do Minho.

Nos últimos anos, a competição anual de Cross Country Olímpico passou a integrar o calendário internacional da UCI.

A candidatura à organização do Europeu foi apresentada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, Associação de Ciclismo do Minho e Câmara Municipal de Melgaço em novembro de 2021. Então o Centro de Estágios de Melgaço celebrava o seu 20º aniversário.

No dia 12 de julho, Enrico Della Casa, Presidente da União Europeia de Ciclismo (UEC), esteve em Portugal para realizar uma visita técnica ao referido centro de estágios.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

A UEC volta assim a dar o voto de confiança a uma candidatura portuguesa. Recorde-se que este ano Anadia foi o palco dos Europeus de juniores e sub-23 de BTT, estrada e pista.

Fotografias: Associação de Ciclismo do Minho

Também vais querer ler…

Taça Mundo XCO UCI 2022: decisões da última etapa consagram Schurter e Keller!

PUB
Cube Stereo ONE

Também vais gostar destes!