As declarações do antigo corredor profissional Jérôme Pineau, acusando a Jumbo-Visma de doping mecânico, tiveram esta semana reação da equipa neerlandesa.

PUB
Specialized Levo

Merijn Zeeman, principal diretor desportivo da Jumbo-Visma, que atualmente domina a Volta a Espanha, não deixou o francês sem resposta. “Devemos valorizar comentários de um empresário que contratou vários corredores e funcionários, e depois descobriu-se que estava a enganar toda a gente e a colocar todas aquelas pessoas numa posição negativa? Essa pessoa pode falar dos outros?”, respondeu o neerlandês, referindo-se ao desaparecimento, no final de 2022, da equipa B&B Hotels liderada por Jérôme Pineau.

Depois de Zeeman foi Richard Plugge, diretor geral da Jumbo-Visma, quem abordou a polémica, em declarações ao WielerFlits. “Aparentemente, toda a gente esqueceu os danos que o próprio Pineau causou ao ciclismo no ano passado. Estou surpreso que os media estejam a dar palco a alguém assim, sem haver qualquer prova”, começou por afirmar o dirigente.

“Quanto a Pineau, claramente ainda não sabe como o ciclismo funciona em 2023. A base do nosso sucesso está no método de trabalho, que inclui nutrição muito específica e treino de altitude. Não tenho mais nada a acrescentar a estas insinuações de Pineau, estamos totalmente focados na vitória na Volta a Espanha”, conclui Zeeman, que já tinha estado envolvido numa controvérsia com outro também francês Marc Madiot, o seu homólogo da Groupama-FDJ, durante o último Tour de France.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Jérôme Pineau lançou sérias acusações à Jumbo-Visma no domingo, em entrevista ao canal RMC: “Vendo as imagens… não estou a falar de doping normal, mas pior que isso. Doping mecânico? Sim, mecânico. A aceleração de Sepp Kuss no Tourmalet há dois dias, 10 km/hora mais rápido que o grupo à sua frente, onde havia corredores de topo como Juan Ayuso… Kuss passa por eles 10 km/hora mais rápido. No Tourmalet! Como se explica isso? Como podemos explicar, para mim só tem uma explicação. Vejo coisas… não sei como se faz isso. Por isso pergunto-me: como eles fazem isso? Até há pouco tempo ouvia-se falar de situações sobre a Jumbo-Visma nos parques de autocarros, nos bastidores das corridas, e não era sobre o que eles faziam nos treinos. E não eram só as pequenas equipas que duvidavam…”, afirmou Pineau.

Lê também:

Vuelta 2023 – etapa 16: Jonas Vingegaard vence a segunda na Vuelta [com vídeos]

Imagens: Jumbo-Visma Twitter

PUB
Giant TCR 2024

 

Também vais gostar destes!