De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Partilha!X Aos poucos vemos esta tecnologia marcar presença nas provas em que as exigências são mais altas ao nível da aderência a diversos tipos de piso... As bicicletas de Dylan van Baarle, Christophe Laporte e Edoardo Affini, ciclistas da Jumbo-Visma, foram as que andaram pelo empedrado da Paris-Roubaix com este referido sistema de ajuste da pressão dos pneus. Falamos da tecnologia KAPS desenvolvida pela Gravaa.PUB Já tínhamos visto componentes e sistemas parecidos instalados nas rodas das bicicletas da equipa DSM na edição do ano passado da prova, mais concretamente o sistema Scope Atmoz, mas desta vez a Jumbo-Visma recorreu a algo diferente. O sistema KAPS permite ao ciclista ajustar continuamente a pressão dos pneus de acordo com a superfície / piso em que está a circular no momento. Isto permite aumentar a aderência a pisos como o pavé, por exemplo, ou mesmo reduzir a resistência à rodagem em asfalto. Mais: pode fazer com que seja mais eficaz a absorção das vibrações que vêm do terreno, o que pode ajudar a reduzir o cansaço dos atletas. “Realizámos uma primeira experiência em dezembro de 2022 quando fizemos o reconhecimento do percurso da Paris-Roubaix. Os resultados foram positivoseron positivos”, afirma Jenco Drost. PUB O diretor das equipas de rendimento da Jumbo-Visma diz ainda: “além das vantagens a nível técnico, descobrimos que o sistema KAPS melhora o conforto a andar na bicicleta. Os ciclistas que o usaram sentiram menos problemas nos braços após cada secção mais complicada”. Por sua vez, o diretor e co-proprietário da Gravaa, a empresa criadora do sistema, explica que “a pressão dos pneus é controlada através de um sistema combinado entre mecânica e eletrónica, tudo integrado perfeitamente nos eixos de cada roda”. “O ciclista pode aumentar ou diminuir facilmente a pressão dos pneus pressionando um botão que está na unidade de controlo sem fios instalada no guiador. A pressão mantêm-se constante conforme essa indicação, sendo que as rodas, o ciclocomputador da bicicleta e essa unidade de controlo comunicam entre si por Bluetooth, lembra Gertjan van Ginderen.PUB Mais info: www.gravaa.com Lê também: Paris-Roubaix ou como o “Inferno do Norte” voltou a não dar tréguas… A DSM utilizará um sistema de pressão de pneus adaptativo na Paris-Roubaix Imagens: Site Jumbo-Visma
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