Joana Monteiro confirmou o favoritismo e domínio nesta edição da Taça de Portugal de ciclocrosse. A corredora da Axpo/FristBike Team/Vila do Conde voltou a não dar qualquer hipótese a uma concorrência que, prova após prova, ficou sempre longe da vencedora. Joana Monteiro ganhou todas as corridas da categoria de elite e a faltar uma para fechar a competição, garantiu desde já mais um troféu.

PUB
Orbea Genius Dealers

Em fim de semana de jornada dupla de ciclocrosse, no circuito de Abrantes, Joana Monteiro cortou a meta com 3:05 minutos e 4:40 sobre Marta Branco e Catarina Lopes, respetivamente, ambas companheiras de equipa da campeã.

Também em sub-23 masculino a Taça de Portugal já ficou entregue. Alexandre Montez (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car) ainda venceu a corrida, mas o segundo lugar de João Cruz – a 42 segundos – assegurou o troféu para o ciclista da Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde.

Mário Costa perto de vencer a Taça de Portugal

Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT ) – na fotografia em baixo – intrometeu-se numa luta que tem sido principalmente entre Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense) e venceu em Abrantes.

PUB
Giant TCR 2024

No entanto, o segundo posto do campeão nacional Mário Costa deixou-o numa posição bastante confortável, pois o principal rival, Barbosa, foi quarto. Com uma corrida por disputar, são 50 os pontos que os separam, com uma vitória a atribuir 60, o que faz com que as contas ainda não estejam fechadas.

Mário Costa cortou a meta 26 segundos depois de Roberto Ferreira, com Vítor Santos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) a completar o pódio, a 29 segundos. Barbosa só terminou 1:05 minutos depois do vencedor.

Tudo será decidido em Ansião este domingo, com as corridas a arrancarem logo pela manhã. Os juvenis competem às 9h20, os masters às 10h00, os cadetes e todas as femininas às 11h00 e os ciclistas de elite e juniores masculinos às 12h00.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Vencedores das outras categorias

  • Juniores: Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) e Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis)
  • Cadetes: Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) e Margarida Vasconcelos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde)
  • Masters 30: Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ana Barata
  • Masters 40: Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech)
  • Masters 50: António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Natália Mendes (Free Bike Shop/Bike Clube S. Brás)
  • Masters 60: Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel)

Nota: Todos os ciclistas acima referidos ganharam a corrida em Abrantes e garantiram desde já a conquista da Taça de Portugal, com a exceção da masters 50 Natália Mendes.

Classificações completas: 

Também vais querer ler…

Quem poderia vencer Michael Vanthourenhout no gelo de Val di Sole?

Fotografias: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!