A Rock Shox decidiu fazer a habitual atualização anual às suas gamas de suspensões e as novidades chegaram: a renovada câmara de ar DebonAir é agora incorporada em algumas suspensões, como a Pike, Lyrik, Yari e Revolution. São as novidades de 2020 entre as suspensões da Rock Shox que surgem já a seguir.

- - - Pub - - -

Specialized Recolha em Loja

Segundo conta a marca, a câmara de ar DebonAir é agora altamente ajustável e está pronta seja para que trilho for. Mas para que esta câmara de ar fosse criada, todos os milímetros contaram e, além disso, todos deram o seu feedback, de atletas a clientes. A Rock Shox refere também que esta se ajusta com apenas algumas voltas, movendo a posição do pistão de ar até que o ajuste fique feito.

Mas vejamos em que medida os novos modelos da marca trazem novidades, a começar pelas Rock Shox Pike, que surge em dois “sabores” diferentes.

Rock Shox Pike entre as novas suspensões da Rock Shox

A marca garante que a Pike é uma suspensão muito versátil: cada um dos “detalhes” deste componente “tem como objetivo reduzir o atrito, minimizar o cansaço do ciclista e proporcionar um controlo do percurso inigualável”. São duas as versões da Pike: a Ultimate e a Select.

A primeira integra a reformulada câmara de ar DebonAir que já referimos, ligada ao amortecedor Charger 2.1, entre outras características que podemos encontrar no site oficial da marca propriedade da SRAM.

A Pike Ultimate está disponível em cinzento ou em preto Ultimate High Gloss, para rodas 27,5″ e 29″. Mais: com curso de 130, 140 ou 150 mm, integrando barras de 35 mm em alumínio. O ângulo varia em função do curso e da dimensão da roda, nas seguintes opções: offset de 37 mm (27,5″), 46 mm (27,5″), 42 mm (29″) ou 51 mm (29″). Esta suspensão custa pelo menos 979 euros, segundo a marca, sendo possível de encontrar em vários modelos de bike de BTT que fiquem mais no topo das gamas.

Já a Rock Shox Pike Ultimate combina a câmara de ar Debon Air atualizada com o cartucho Charger RC, com ajuste de compressão de baixa velocidade. Além disso, a marca refere que no interior estão fluidos Maxima Plush, testados em competição para reduzir o atrito, o ruído e fazer com que andes suavemente em todas as tuas pedaladas, segundo informações da marca.

Esta Select está disponível para rodas de 27,5″ ou 29″ com cursos de 130, 140 e 150 mm e os preços começam nos 759 euros.

E a Rock Shox Lyrik?

É a nova proposta da Rock Shox para bikes de enduro e é a que maior curso tem na história da marca: vai aos 180 mm. Entre várias especificações técnicas, são também aqui duas versões disponíveis.

LÊ TAMBÉM:  Novos sapatos Specialized 2FO Roost para trail

A começar pela Rock Shox Lyrik Ultimate. Pensada para descer e subir, claro. Aqui está também a dita a câmara de ar DebonAir renovada, bem como o cartucho Charger 2.1, numa tentativa de ter o máximo de controlo e precisão, garante o fabricante. “Os vedantes SKF e o fluido Maxima Plush trabalham em conjunto para reduzir o atrito, silenciar o ruído e proporcionar o mais alto nível de desempenho”.

Pelas palavras da marca, o cartucho Charger 2.1 melhora a confiança e o controlo sobre todos os tipos de trilhos. Com o Charger 2.1 RC2 podes fazer o ajuste de compressão independente de alta e baixa velocidade e com o 2.1 RC3 podes fazer o ajuste de compressão em três posições (aberto/pedal/duro), com ajuste de compressão de baixa velocidade.

A Lyrik Ultimate é compatível com rodas de 27,5″ ou 29″ e nos cursos de 150, 160, 170 e 180 mm. O offset é de 37 (27,5″), 46 (27,5″), 42 (29″) ou 51 mm (29″). Preços de 1.039 euros.

Por sua vez, a versão Select da Lyrik tem as mesmas características que a Ultimate, exceto os cartuchos e os vedantes SKF. Com as mesmas compatibilidades com o tamanho das rodas e os mesmos ângulos. O preço é mais baixo: 819 euros.

Rock Shox Yari

A Rock Shox Yari cumpre as especificações de uma suspensão de enduro . Pelo menos, é o que a Rock Shox nos diz.

Partilha o chasis rígido e resistente da Lyrik, combinada com a câmara de ar DebonAir atualizada, e o amortecedor Motion Control, com ajuste de compressão de baixa velocidade. Inclui também um novo conjunto de adesivos.

Estará disponível para tamanhos de roda de 27,5″, 29″ ou 29″+ rodas e cursos de 150, 160, 170 e 180 mm. O offset variará em relação às medidas, entre 46 (27,5″), 42 (29″) e 51 (29″+), mas as barras são em alumínio e com 35 mm. O preço é de 539 euros.

Rock Shox Revelation

Com barras de 35 mm de alumínio e um chasis derivado da Pike, a Rock Shox Revelation está pronta para enfrentar qualquer desafio, diz a marca.

Vem com a câmara de ar DebonAir, claro, juntamente com o amortecedor Motion Control e as barras Fast Black de 35 mm.

A Rock Shox Revelation está disponível para rodas de 27,5″ ou 29″ e com cursos de 120, 130, 140 e 150 mm. O offset é de 46 (27,5″) e 42 mm (29″). Preço: 539 euros.

Se quiseres saber mais sobre estas novas suspensões da Rock Shox, visita o site oficial da Rock Shox (que é parte do da SRAM, como sabemos).

[su_button url=”https://www.sram.com/en/rockshox/series/lyrik” target=”blank” style=”stroked” background=”#ef2d42″ radius=”20″ icon=”icon: globe-w”]Suspensões Rock Shox[/su_button]

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.