A Rock Shox decidiu fazer a habitual atualização anual às suas gamas de suspensões e as novidades chegaram: a renovada câmara de ar DebonAir é agora incorporada em algumas suspensões, como a Pike, Lyrik, Yari e Revolution. São as novidades de 2020 entre as suspensões da Rock Shox que surgem já a seguir.

PUB
Orbea Genius Dealers

Segundo conta a marca, a câmara de ar DebonAir é agora altamente ajustável e está pronta seja para que trilho for. Mas para que esta câmara de ar fosse criada, todos os milímetros contaram e, além disso, todos deram o seu feedback, de atletas a clientes. A Rock Shox refere também que esta se ajusta com apenas algumas voltas, movendo a posição do pistão de ar até que o ajuste fique feito.

Mas vejamos em que medida os novos modelos da marca trazem novidades, a começar pelas Rock Shox Pike, que surge em dois “sabores” diferentes.

Rock Shox Pike entre as novas suspensões da Rock Shox

A marca garante que a Pike é uma suspensão muito versátil: cada um dos “detalhes” deste componente “tem como objetivo reduzir o atrito, minimizar o cansaço do ciclista e proporcionar um controlo do percurso inigualável”. São duas as versões da Pike: a Ultimate e a Select.

A primeira integra a reformulada câmara de ar DebonAir que já referimos, ligada ao amortecedor Charger 2.1, entre outras características que podemos encontrar no site oficial da marca propriedade da SRAM.

A Pike Ultimate está disponível em cinzento ou em preto Ultimate High Gloss, para rodas 27,5″ e 29″. Mais: com curso de 130, 140 ou 150 mm, integrando barras de 35 mm em alumínio. O ângulo varia em função do curso e da dimensão da roda, nas seguintes opções: offset de 37 mm (27,5″), 46 mm (27,5″), 42 mm (29″) ou 51 mm (29″). Esta suspensão custa pelo menos 979 euros, segundo a marca, sendo possível de encontrar em vários modelos de bike de BTT que fiquem mais no topo das gamas.

Já a Rock Shox Pike Ultimate combina a câmara de ar Debon Air atualizada com o cartucho Charger RC, com ajuste de compressão de baixa velocidade. Além disso, a marca refere que no interior estão fluidos Maxima Plush, testados em competição para reduzir o atrito, o ruído e fazer com que andes suavemente em todas as tuas pedaladas, segundo informações da marca.

PUB
Giant TCR 2024

Esta Select está disponível para rodas de 27,5″ ou 29″ com cursos de 130, 140 e 150 mm e os preços começam nos 759 euros.

E a Rock Shox Lyrik?

É a nova proposta da Rock Shox para bikes de enduro e é a que maior curso tem na história da marca: vai aos 180 mm. Entre várias especificações técnicas, são também aqui duas versões disponíveis.

A começar pela Rock Shox Lyrik Ultimate. Pensada para descer e subir, claro. Aqui está também a dita a câmara de ar DebonAir renovada, bem como o cartucho Charger 2.1, numa tentativa de ter o máximo de controlo e precisão, garante o fabricante. “Os vedantes SKF e o fluido Maxima Plush trabalham em conjunto para reduzir o atrito, silenciar o ruído e proporcionar o mais alto nível de desempenho”.

Pelas palavras da marca, o cartucho Charger 2.1 melhora a confiança e o controlo sobre todos os tipos de trilhos. Com o Charger 2.1 RC2 podes fazer o ajuste de compressão independente de alta e baixa velocidade e com o 2.1 RC3 podes fazer o ajuste de compressão em três posições (aberto/pedal/duro), com ajuste de compressão de baixa velocidade.

PUB
KTM E-Bikes BTT

A Lyrik Ultimate é compatível com rodas de 27,5″ ou 29″ e nos cursos de 150, 160, 170 e 180 mm. O offset é de 37 (27,5″), 46 (27,5″), 42 (29″) ou 51 mm (29″). Preços de 1.039 euros.

Por sua vez, a versão Select da Lyrik tem as mesmas características que a Ultimate, exceto os cartuchos e os vedantes SKF. Com as mesmas compatibilidades com o tamanho das rodas e os mesmos ângulos. O preço é mais baixo: 819 euros.

Rock Shox Yari

A Rock Shox Yari cumpre as especificações de uma suspensão de enduro . Pelo menos, é o que a Rock Shox nos diz.

Partilha o chasis rígido e resistente da Lyrik, combinada com a câmara de ar DebonAir atualizada, e o amortecedor Motion Control, com ajuste de compressão de baixa velocidade. Inclui também um novo conjunto de adesivos.

Estará disponível para tamanhos de roda de 27,5″, 29″ ou 29″+ rodas e cursos de 150, 160, 170 e 180 mm. O offset variará em relação às medidas, entre 46 (27,5″), 42 (29″) e 51 (29″+), mas as barras são em alumínio e com 35 mm. O preço é de 539 euros.

PUB
TrekFest 2024

Rock Shox Revelation

Com barras de 35 mm de alumínio e um chasis derivado da Pike, a Rock Shox Revelation está pronta para enfrentar qualquer desafio, diz a marca.

Vem com a câmara de ar DebonAir, claro, juntamente com o amortecedor Motion Control e as barras Fast Black de 35 mm.

A Rock Shox Revelation está disponível para rodas de 27,5″ ou 29″ e com cursos de 120, 130, 140 e 150 mm. O offset é de 46 (27,5″) e 42 mm (29″). Preço: 539 euros.

Se quiseres saber mais sobre estas novas suspensões da Rock Shox, visita o site oficial da Rock Shox (que é parte do da SRAM, como sabemos).

[su_button url=”https://www.sram.com/en/rockshox/series/lyrik” target=”blank” style=”stroked” background=”#ef2d42″ radius=”20″ icon=”icon: globe-w”]Suspensões Rock Shox[/su_button]

Também vais gostar destes!