Apenas 725 gramas. E apenas 7,25 kgs. Respetivamente, é quanto pesa o quadro da nova Specialized CruX (o mesmo que um bidon cheio de água, por exemplo…) e quanto pesa toda a bicicleta no modelo S-Works, o topo de gama.

PUB
KTM

Mas vejamos o que distingue esta gravel super leve (a marca diz mesmo que é a mais leve do mundo!) da vasta oferta de bikes do género nos dias que correm…

Antes disso, uma curiosidade: quando o engenheiro da Specialized Peter Denk deu origem ao quadro Aethos de 585 gramas, o responsável de produto de estrada e gravel, Stewart Thompson, viu estes avanços e soube que podia fazer algo parecido no gravel. A nova CruX nascia.

Não vamos entrar em grandes pormenores técnicos, até porque no site oficial da Specialized encontras, como sempre, as especificações de cada modelo da CruX. Refira-se então o que a marca garante: esta “é a plataforma de gravel mais leve do mundo e com a capacidade excecional para pneus de 47c x 700 / 650b x 2,1””.

PUB
Beeq

Trata-se de um clearance ao nível da Diverge, outro dos “trunfos” da Specialized no gravel, e vários pontos em que se nota que a Specialized CruX evoluiu bastante bem das pistas de ciclocroesse para os trilhos de gravel.

Specialized CruX S-Works

Detalhemos um pouco a versão topo de gama, que custa… 12.200 euros!

Além do quadro S-Works CruX FACT 12r Carbon com 725 gramas, podemos contar com travões Sram Red eTap AXS e com um sistema de transmissão composto pelos seguintes itens:

PUB
Beeq
  • Manípulo: Sram Red eTap AXS
  • Desviador traseiro: Sram Red XPLR eTap AXS
  • Cassete: Sram XPLR, XG-1271, 12x, 10-44t
  • Pedaleiro: Sram Red AXS Power Meter – monoprato 40t
  • Corrente: Sram CN Red D1 12S 114LI

As rodas são as Roval Terra CLX e os pneus os Specialized Pathfinder Pro 2Bliss Ready de 700x38c.

Todos os outros modelos Specialized Crux 2022:

Mais info:

The Crux Meets Its Makers

Também vais gostar destes!