A francesa India Grangier (Coop-Repsol) conquistou a quarta edição da Volta a Portugal feminina, após a quinta e última etapa, no domingo, na qual a portuguesa Daniela Campos (Eneicat-CMTeam) assegurou um lugar no pódio.

PUB
Cube Stereo ONE

A sueca Stina Kagevi venceu o contrarrelógio final de 12,2 quilómetros, em Lisboa, em 16.09 minutos, menos 10 segundos do que Daniela Campos e 11 em relação à norueguesa Sigrid Ytterhus Hugset (Coop-Repsol).

Na geral, India Grangier terminou a Volta a Portugal feminina com menos três segundos do que francesa Titia Ryo (Arkéa-B&B Hotels), segunda, e 10 face a Daniela Campos, terceira, que vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos Paris2024.

“Faço um balanço muito positivo da minha prestação. Há um ano, não parecia possível que estivesse na disputa de uma corrida por etapas. Só tenho de estar satisfeita com o resultado e com aquilo que indicia para o que aí vem. Ainda estou a cerca de um mês do grande objetivo do ano, os Jogos Olímpicos, e ainda tenho margem de progressão para atingir o meu pico de forma nessa altura”, disse Daniela Campos.

A cerimónia final do pódio começou com uma homenagem ao norueguês André Drege, que morreu no sábado, na sequência de uma queda na Volta à Áustria, e que atuava na equipa masculina da Coop-Repsol.

Todas as ciclistas da equipa, incluindo a vencedora da Volta a Portugal, subiram ao pódio, antes de ser guardado um minuto de silencio em memória de Drege.

PUB
Garmin

“Foi um fim de semana muito duro para a equipa. Hoje, queríamos honrar o nosso colega André Drege e demos o nosso melhor. Pessoalmente, não sendo contrarrelogista, dei o meu máximo. Sabia que já estava a perder dois segundos na segunda viragem. Dei o máximo no último quilómetro e pude segurar a camisola amarela”, disse Grangier.

Ana Caramelo (Matos Mobility) foi a melhor das equipas portugueses, ao ser nona no contrarrelógio, a 27 segundos da vencedora, terminando no 13.º lugar da geral, a 1.57 minutos de Grangier.


Crédito da imagem: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!