Harold Tejada teve de esperar até à sua quinta temporada como profissional para conquistar, finalmente, à vitória! O trepador colombiano, de 26 anos, abriu a contagem pessoal na quarta-feira, no final da 2.ª etapa da ‘sua’ Volta à Colômbia.

PUB
Orbea Genius Dealers

Ao bater os sete adversários num grupo que chegou isolado à meta, Harold Tejada ergueu os braços pela primeira vez na carreira e vestiu a camisola amarela de líder da classificação geral.

 

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

O corredor da Astana Qazaqstan expressou os seus sentimentos e refletiu sobre a sua vitória nas estadas em que costuma treinar.

“Finalmente consegui! Estava a esperar há muito tempo por esta vitória. Nas últimas temporadas, senti que estava a progredir e os resultados finalmente vieram em 2023, e agora chegou a vitória. Estou muito feliz. Na verdade, tínhamos um plano um pouco diferente para esta etapa, mas quando vi um grupo grande destacando-se, segui para garantir a presença da equipa nesse movimento perigoso […] Depois de tantos quilómetros percorridos na frente, sabia que tinha de economizar o máximo de energia possível para a final. Funcionou porque ainda tive um pouco de força nas pernas nos últimos quilómetros e para a corrida”, declarou Tejada no final da etapa.

PUB
Prototype

 

O diretor de Performance da Astana, Vasilis Anastopoulos, comentou o sucesso do seu corredor. “Estou muito feliz pelo Harold [Tejada], é uma grande vitória dele, mas também de toda a equipa, foi a primeira vitória em 2024. Foi importante para o Harold vencer aqui na Colômbia. Ele conhecia a subida final, já que treinámos aqui cinco ou seis vezes. Quando o vimos juntar-se a este grande grupo de fugitivos, dissemos-lhe para manter a calma, poupar o máximo de energia e subir ao seu próprio ritmo. Foi o que ele fez e foi perfeito. Também estamos felizes com Harold Martín López e Alexey Lutsenko, que terminaram sem problemas no grupo principal”, conclui o grego.


Créditos da imagem: Twitter Harold Tejada: https://twitter.com/haroldtejada1/status/1640033643639734276/photo/3

Também vais gostar destes!