Para o final de 2020 e para um início de ano que fica sempre marcado por vários dias de chuva e temperaturas baixas, a nova linha de roupa Specialized Trail-Series, tal como como várias outras peças pensadas pela marca para esta altura, deixa uma forte promessa: manter-nos sempre “secos e quentes”.

- - - Pub - - -

Shimano Deore 12v

Pelo que a Specialized refere, a abordagem foi simples: “criar uma linha de peças essenciais que podem ser usadas e misturadas de forma simples (…), para responder às alterações climatéricas e às necessidades de performance dos ciclistas mais exigentes, quer seja na estrada, nos trilhos, ou a caminho do trabalho”.

Specialized Trail-Series

Para tal, são utilizados materiais como o tecido Scholler 3XDRY nuns novos calções de BTT, o tecido Polartec NeoShell no novo casaco Trail Rain Jacket e outras tecnologias destinados ao combate ao frio: o forro técnico Power Grid e o isolamento Alpha Direct Active Insulation, por exemplo.

Em comunicado, a Specialized resume as características principais de cinco peças muito viradas as voltas de bike na vertente trail, por exemplo:

  • O jersey Trail-Series Mineral Wash: uma t-shirt com um tratamento de lavagem com enzima.
  • O casaco Alpha Jacket: em duas versões, Road e Trail, promete uma proteção quente de inverno com isolamento ativo. O tecido elástico e acochegante podem manter o ciclista seco e confortável todo o dia.
  • O casaco Rain Jacket: também em duas versões, Road e Trail, com resistência à água e com tecido respirável Polartec NeoShell. A versão Trail tem um capuz sobredimensionado e compatível com qualquer capacete.
  • Os calções Trail-Series 3XDRY Short: uma peça propícia aos dias lamacentos e que resiste a pó, lama, abrasão e água. Passar por água ou limpar com a mão o pó é tudo o que é preciso fazer, por vezes.
  • O casaco Trail-Series Rain Anorak: uma peça na cor “taupe”, de manga curta, que se limpa facilmente e pode ser arrumada numa bolsa de cintura.

Roupa Specialized Trail-Series

E é precisamente por este Trail-Series Rain Anorak que começamos, após vários dias de utilização juntamente com a Men’s Trail-Series Thermal Jersey e com as Demo Pro Pants.

Confessamos que, mesmo em dias de voltas e treinos de BTT mais virados para o XC, este tipo de equipamento claramente destinado à vertente trail (ou para enduro e até downhill) é bastante do nosso agrado. Com licra por baixo ou não, pode ser uma forma de nos sentirmos mais confiantes e protegidos perante vários eventuais “azares”: as razias a arbustos e galhos, as pedras e outros detritos que saltam das rodas e até as mazelas causadas por uma ou outra queda mais feia.

Specialized Trail-Series

Por outro lado, todas estas peças são “trunfos” fantásticos tendo em conta o frio típico desta altura do ano, bem como a chuva que teima em aparecer a meio da manhã. Nessas situações, é bom constatar o tamanho e a leveza que o Trail-Series Rain Anorak assume quando está “arrumado” sob a forma de bolsa de cintura. Exato: podemos levar este item preso à cintura, por exemplo, sem grandes complicações e quase nos esquecemos que ele ali vai. Em alternativa, cabe no compartimento de “carga” da mochila de hidratação, caso esta não vá demasiado cheia.

Começa a chover e em poucos segundos podemos desdobrar o anorak e vesti-lo rapidamente pela cabeça, visto que o fecho vai só até à zona um pouco abaixo do peito, não é integral. Em compensação, é bastante subido, para proteção do queixo, e liga a um capuz de tamanho grande, que deixa espaço para tapar a cabeça com um capacete que não seja muito grande.

Uma nota para o preço, que pode parecer um pouco exagerado tendo em conta a finalidade a que se propõe este item: 179 euros.

Porquê manga curta/média? Talvez por uma questão de estilo, talvez para aliviar o calor que começamos a sentir ao fim de umas quantas descidas mais rápidas e exigentes, certo? Este “pormenor” pode não agradar a todos, mas lembremo-nos que normalmente usamos este casaco sobre a demais roupa que temos colada à pele. Funciona e permite ventilar bem todo o conjunto.

O fecho atrás “esconde” um bolso que não é muito grande (é basicamente a bolsa que envolve o anorak quando dobrado) e todo o revestimento em 100% poliester garante resistência perfeita à chuva e ao vento, mesmo nas zonas dos fechos. Não é de todo um estilo próprio das maratonas de BTT, mas num ambiente descontraído de trail é muito adequado e funcional. Não é eficaz na proteção perante o frio como um normal casaco mais “cerrado”, mas faz a sua parte. Contra a chuva é opção sólida.

Trail Series Short-Sleeve Rain Anorak

Men’s Trail-Series Thermal Jersey

Quando o frio aperta, temos por hábito usar uma shirt térmica por baixo do jersey de ciclismo. Mas tendo o cuidado de escolher uma que não se revele demasiado quente nos momentos em que há mais esforço e transpiramos mais. Ora, nas nossas voltas com esta novidade da Specialized, parece-nos que se trata de um caso do género.

Specialized Trail-Series

Confessamos que a primeira vez que usámos esta jersey foi num momento “normal” da vida diária e não a andar de bike, pois o corte e o design da mesma é adequado a tal. E, com uma tshirt técnica por baixo, por exemplo, talvez nem seja necessário levar algo por cima. Depende do “termostato” de cada um… A opção que temos tomado é levar o anorak de que falamos acima, também da marca, e resulta. A temperatura certa.

Specialized Trail-Series

Quando não vestimos nada por cima, os bolsos existentes na parte da frente são indiferentes e convencem apenas por no interior terem pequenos compartimentos com fecho que podem servir para guardar as chaves ou a carteira; se vestirmos algo por cima desta jersey, contudo, os bolsos estorvam um pouco. Ou seja, quase a tornam “complicada” de usar num ambiente de XC e BTT “normal”. Muito mais virada para trail, enduro e downhill, aliás, com preço de 79 euros.

Isto significa que se trata de uma peça de roupa de estilo muito descontraído, leve, que ainda pode ficar mais “larga” ao ajustarmos o fecho na lateral. Ou mais apertada, claro. Quando à componente térmica, funciona, e notamos que a transpiração é bem conduzida para o exterior, tornando-se confortável.

Uma nota: quando dizemos que a componente térmica funciona, queremos dizer que esta jersey da Specialized Trail-Series aquece a sério. Depende da temperatura corporal normal de cada atleta, mas, no nosso caso, a única vez em que acrescentámos uma camada extra entre esta jersey e o anorak (uma 2ª jersey de ciclismo, tipo casaco fino), tivemos mesmo de parar e despir esta peça. E foi num dos dias mais frios deste início de ano.

Demo Pro Pants

Nas vertentes do BTT mais exigentes ao nível de saltos e manobras extremas, umas calças deste tipo podem ser “decisivas”, especialmente no inverno. Aliás, apesar de sermos assumidos fãs dos calções mesmo com tempo frio, confessamos que é confortável usar algo mais “composto” quando a temperatura baixa e chove.

Specialized Trail-Series

Podemos desde já deixar um alerta, contudo, para evitar confusões: ao contrário da Specialized Thermal Jersey acima, estas calças não são térmicas e não asseguram um aquecimento equivalente às calças técnicas de ciclismo que é normal um ciclista usar no inverno, especialmente a fazer estrada.

São sim um modelo leve, flexível e que não prende movimentos, que “corta” a ação do vento q.b. (entra ar por um oríficio ou outro…) e que resiste muito bem à chuva, sendo esta a principal virtude que lhe encontramos (juntamente com a leveza).

Nota-se que os materiais VaporRize permitem circulação de ar, lidam bem com a transpiração e que ao mesmo tempo garantem proteção perante as adversidades do terreno e da vegetação em redor.

Não tivemos ainda tempo para aferir a durabilidade destas Pro Pants, verdade seja dita, mas não nos parecem frágeis; pelo contrário, robustez não lhes falta.

Ao fundo são bastante justas, para que não haja qualquer interferências com os componentes da bicicleta, mas de uma forma geral existe forma de ajustar o modo como se “colam” às pernas. Assentam bem ao sentar no selim e adequam-se bem à prática, estando longe das calças de licra típicas do BTT, contudo. Podem ser usadas nesses momentos, claro, mas não são pensadas assumidamente para tal.

Reagem bem à água, há três bolsos e compartimentos com fecho e ainda proteção UV 50+, pelo que refere a marca. Um apontamento para os dois bolsos com fecho, localizados à frente mas coxas: são perfeitos e estanques para guardar objetos pessoais, mas atenção a uma eventual situação de queda. Ter num deles o smartphone, por exemplo, com o ecrã virado para a frente, pode não dar bom resultado se cairmos para esse lado.

Em suma, excelentes sensações com elas vestidas, muita liberdade de movimentos (também as usámos para umas corridinhas e adequam-se perfeitamente…) e garantia de proteção nos trilhos, especialmente para quem gosta do estilo descontraído da roupa de trail e enduro. Custam 119 euros.

Mais informações:

- - - Pub - - -

Shimano Deore 12v

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide e habilita-te a ganhar um capacete Polisport Aero R!



Habilita-te a ganhar um capacete Aero R:

Mais info e regulamento.