Já nos habituámos a que a designação S-Works signifique excelência no catálogo desta marca norte-americana. Antes disso, por outro lado, sabemos que nestes produtos há sempre um tempo de conceção, desenvolvimento e testes alargado, e com a ação de especialistas. E é isso que este novo capacete Specialized nos dá garantias a vários níveis. Olhemos para os pormenores.

PUB
Giant TCR 2024

Como referimos na introdução acima, o novo Specialized S-Works Evade 3 é um capacete pensado de origem para a prática do ciclismo de estrada, e ao mais alto nível, pois até anda na cabeça de alguns ciclistas de equipas profissionais que são patrocinadas oficialmente pela Specialized.

Andámos com ele em treinos de estrada, sim, mas também o temos usado quando levamos para os trilhos bicicletas de BTT e gravel que também andamos a testar. Assim, basicamente, este Evade 3 tem sido nosso companheiro em todos os treinos e provas efetuados recentemente.

Mas voltemos um pouco atrás, pois é preciso referir que no desenvolvimento deste capacete foram feitos “intensivos testes no programa Computational Fluid Dynamics e no túnel de vento” da Specialized, explica a marca. Isto é normal na criação de muitos produtos, pelo que também neste caso acaba por ser normal, mas há um “pormenor” distintos e que salta à vista.

INTRODUCING | S-Works Evade 3

Mal o retirámos da caixa notámos de imediato que este é um capacete de excelência, que é um S-Works; que é bastante leve (o peso não se sente tanto nas mãos como na cabeça…); e que é apresenta um design distinto. E principalmente por causa do tal “pormenor”: o difusor traseiro.

PUB
KTM

É dele que a Specialized mais fala quando se refere aos testes efetuados durante o desenvolvimento deste Evade 3. Há uma entrada de ar sobredimensionada na parte frontal, duas entradas laterais também de grande fluxo e uma saída de ar posterior a fazer lembrar uma turbina de um avião, de certa forma.

As três grandes entradas na parte da frente recebem o ar, sendo este expelido pela abertura traseira de grande dimensão. Esta funciona como um difusor, autenticamente, ajudando a minimizar o arrasto e a melhorar a ventilação, permitindo que o ar se dissipe mais facilmente.

A Specialized fala numa extração 10% mais eficaz face ao modelo anterior; nós, como também testámos a 2ª geração deste capacete, confirmamos que se nota a diferença.

S-WORKS PREVAIL 3 & EVADE 3 | Dropping on 6.30

Isto acontece com a otimização da ventilação em mente, num capacete que ainda assim se mosta compacto e bastante aerodinâmico. Ou seja, houve uma reformulação no que toca a design, funcionalidade e sistema de ventilação.

PUB
Riese & Müller Culture

Não que este seja o mais perfeito capacete que existe, mas é um facto que se nota que o fluxo de ar na cabeça é adequada e dá uma sensação de circulação de ar que não “chateia” absolutamente nada.

Com MIPS Air Node

O  S-Works Evade 3 é fabricado em policarbonato e EPS, mas na construção o mais importante, quiçá, será o sistema de segurança MIPS. MIPS significa Multi Directional Impact Protection System, é uma das principais referências neste segmento, dispensando apresentações. É uma espécie de invólucro protetor móvel colocado na estrutura do capacete, na parte de dentro.

Neste caso, a Specialized aplica neste capacete o Air Node, talvez a solução MIPS que mais ajuda a otimizar a ventilação, e em que a camada intermédia móvel MIPS é integrada diretamente no acolchoamento do capacete. Além de ser perfurada, para ser mais leve e respirável, mantém a sua função de dissipar as forças rotacionais em caso de impacto ou queda.

Por outro lado, o sistema de aperto na parte traseira mostra-se eficaz e confortável, sendo também compatível com o sensor de emergência ANGi da marca. Aqui nota-se um ajuste perfeito à cabeça durante a utilização.

O ANGi é um sensor de emergência desenvolvido pela Specialized e que serve para a deteção de acidentes e respetiva notificação automática para um contacto predefinido. Não está incluído no pack deste capacete, mas pode ser adquirido em separado por cerca de 49 euros (e pode envolver um valor mensal para subscrição do serviço associado).

Na estrada

Como já referimos, este capacete é talhado para estrada e é nesse “habitat” que ele melhor se apresenta. Mas podemos usá-lo em BTT e gravel sem problemas, é perfeitamente adequado. Desde que não seja num BTT mais “radical” (um trail mais “agressivo”, por exemplo, que requer um modelo com características diferentes).

PUB
BH GravelX

Mesmo nesta altura do ano mais invernosa, sendo que os dias não estão muito frios, na estrada este S-Works tem revelado um bom “arejamento” interno, sendo de assinalar algo em particular: ao fim de muitos kms, é o peso reduzido que mais marca a diferença.

Outro facto que salientamos é a estabilidade. Em situações contra o vento e a velocidades mais elevadas, por exemplo, quase sempre é preciso fazer alguma força com capacetes de maior dimensão e peso, para corrigir ou contrariar a pressão.

Com este S-works Evade 3, contudo, não sentimos necessidade de fazer isto, praticamente. O capacete “encaixa” na cabeça e não precisamos de preocupar-nos com mais nada.

No respetivo ajuste, fizemos uma outra “experiência” (porque por vezes o formato da cabeça interfere fortemente na decisão da compra): o capacete foi usado por três elementos diferentes da equipa GoRide, e precisamente para avaliar essa particularidade.

Todos concluímos que o ajuste à cabeça é eficaz, sendo que o sistema Tri-Fix nas cintas de fixação também contribui bastante para esta constatação. E para o conforto na utilização do capacete.

As cintas têm apenas 10 mm, com o propósito de reduzir o ruído gerado pelo vento e deslocação de ar.

Finalizando, refira-se que este novo Evade 3 está disponível em seis cores e em três tamanhos. A nossa recomendação é que se experimente com calma na loja antes da comprar, apesar de acharmos que se trata de um capacete com todas as condições para proporcionar conforto, aerodinâmica, leveza e segurança. Isto a troco de 330 euros, um valor um pouco mais acima do que é tido como normal quando falamos deste tipo de acessórios.

Site oficial:

Neste teste:

  • Texto: Nuno Margaça
  • Fotos e vídeo: Jorge D. Lopes e Nuno Margaça
  • Riders: Nuno Margaça e Nuno Granadas

Também vais querer ler…

Novos capacetes Specialized S-Works Prevail 3 e Evade 3 [com vídeos]

Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.

Também vais gostar destes!