A oferta de capacetes de ciclismo é hoje incrivelmente extensa tanto em termos de quantidade como de qualidade. Há para todas as bolsas, de todas as cores, com mais ou menos tecnologias avançadas, para todos os tipos de prática dentro da modalidade.

PUB
KTM E-Bikes BTT

Na hora de escolher, cada utilizador leva em conta os critérios que consideram mais importantes, da segurança à componente estética. Deste lado, além desses e de outros, damos importância ao critério da relação entre qualidade, performance e preço. É aí que “encaixa” o novo Bontrager Circuit Wavecel, capacete cujas características vemos em pormenor ao longo deste artigo.

Podes começar por ver o vídeo acima, pois permite ver bem os pontos mais destacados neste modelo. O vídeo oficial da marca também pode dar uma ajuda, está abaixo.

Este vídeo em particular mostra bastante bem uma das particularidades deste capacete: o sistema de encaixe magnético Blendr.

Bontrager Circuit WaveCel Helmet

Aliás, são dois os encaixes deste género que surgem integrados de origem no capacete, um em cima e com raio de ação para a frente, e outro atrás. Objetivo: no primeiro, essencialmente, instalar uma uma actioncam do tipo GoPro (também dá com outras marcas de outras câmaras); no segundo, a colocação de luzes da marca de forma mais fácil e simples.

PUB
Nova Mondraker Dune

Fizemos a experiência da colocação deste tipo de acessórios no capacete recorrendo a estes encaixes. No traseiro, as luzes ficam fixas sem qualquer problema, já que são itens leves e muito pequenos.

No suporte de cima, o sistema magnético pode não ter força suficiente para segurar devidamente uma câmara com algum peso/tamanho. As nossas curtas experiências tanto como uma luz frontal como com uma GoPro 10 mostraram um funcionamento normal.

Ou seja, se sentimos necessidade de utiliar estes acessórios no capacete, o Bontrager Circuit serve esse propósito bastate bem sem termos de colar no capacete os tradicionais autocolantes de fixação.

PUB
Beeq

Usamos por vezes a GoPro no capacete, tirando esses momentos não sentimos que estes encaizes sejam uma mais-valia por aí além.

Tecnologia WaveCel em capacetes de ciclismo

O que é sem dúvida uma mais-valia, por seu turno, é a tecnologia WaveCel da marca que está presente neste modelo. Se não conheces este sistema utilizado pela marca, nós resumimos: trata-se de uma estrutura tipo celular e deformável que reveste o interior do capacete.

Para que serve? Basicamente, para absorver a força de um eventual impacto antes deste chegar à cabeça do ciclista. E ora aqui está algo que não queremos testar “a fundo”!

Parece-nos, contudo, que a estrutura WaveCel surge desta vez um pouco mais bem arrumada no interior, dando a sensação de que reduz o espaço que ocupa e que torna o uso do capacete, assim, mais confortável.

A título de curiosidade, a tecnologia WaveCel foi considerada pela revista norte-americana Time um das 100 melhores invenções em 2022. Podes ver mais informação no site da Bontrager.

Por falar em conforto, confirmamos que este Circuit WaveCel é efetivamente simples e agradável de manter na cabeça durante várias horas, estando no mesmo patamar de outros capacetes que conhecemos neste segmento de preço.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

A estrutura principal é feita de poliestireno 50% reciclado, garante a marca, e talvez por isso existe uma boa sensação de leveza com o capacete tanto na cabeça como na mão.

É referido um peso de 335 gramas no tamanho M, sendo que na nossa balança registou alguns gramas além disso, mas muito poucos mesmo.

As esponjas internas que encostam na parte de cima da cabeça são removíveis para lavagem (pois é normal que ensopem com o suor) e ajudam a que o capacete fique sempre bem posicionado na cabeça.

Em complemento, o que também ajuda a manter o acessório fixo é o sistema de ajuste BOA Fit na parte de trás. Conseguimos manuseá-lo só com uma mão e com luvas, e os níveis de ajuste parecem ser adequados a qualquer tipo de cabeça. Sem causar dor se estiver demasiado apertado.

Dos lados, os separadores que separam as cintas são do tipo FlatStrap e com um pouco de paciência podem ser ajustados para encontrar a posição certa em relação às orelhas (o que é importante para não atrapalharem a ação dos óculos…), às partes laterais do rosto e à zona do queixo, que é onde o ajuste é mais importante e deve estar menos “folgado”.

Quanto a ventilação, achamos que está na dose certa e em função do que se encontra nas gerações mais recentes de várias marcas, sendo uns mais abertos que outros.

Pelas nossas experiências, todas elas em dias invernosos, por assim dizer, sentimo-nos bem. Veremos como se comporta nos meses com tempo mais quente.

Em suma, este Bontrager não é o capacete mais avançado do mercado (não inclui sistema de localização por GPS, por exemplo), mas a relação qualidade/preço é boa e todas as restantes características garantem um uso bastante tranquilo na estrada. Afinal, é isso que mais queremos, certo?

Verificações do capacete

Aproveitamos este hands-on do novo Bontrager Circuit Wavecel para listarmos quatro pontos que a própria avança como importantes na forma como “tomamos” conta dos nossos capacetes…

  • Substituição do capacete: em caso de queda e impacto com o capacete, o revestimento interior pode ficar danificado sem que isso se veja do exterior. Assim, em caso de impacto os capacetes devem ser destruídos e substituídos. Verifica se fica em condições.
  • Validade: os capacetes têm uma vida útil limitada e devem ser substituídos quando apresentarem sinais evidentes de desgaste. Mesmo que nunca tenha sofrido nenhum impacto nem esteja danificado, a Trek (marca que detém a Bontrager) recomenda a substituição a cada três anos. Subscrevemos.
  • Limpeza: se for regular e adequada, pode fazer com que identifiques algum dano ou sinal de deterioração do capacete.
  • Compromisso de Substituição por Acidente Bontrager: a marca fornece um capacete de substituição grátis caso o capacete Bontrager sofra um acidente no primeiro ano após a compra. Basta contactar a loja ou a marca diretamente (apresentando o recibo da compra, os detalhes do incidente e uma morada para o envio do capacete de substituição).

Mais info:

Também vais gostar destes!