Emanuel Pombo (Miranda Factory Team) e Marta Simões (CAJ Raposa) venceram este domingo a primeira corrida da Taça de Portugal de Downhill (DHI). Foi o regresso desta espectacular vertente à ação depois da longa paragem devido à pandemia, com a pista de Arimbo em São Brás de Alportel a receber os 64 atletas.

- - - Pub - - -

Specialized Recolha em Loja

Apesar na vitória de elite destes dois atletas, foi um júnior quem roubou as atenções. Gonçalo Bandeira não só venceu a corrida na sua categoria, como ainda ficou com o melhor registo absoluto da jornada. O jovem da Miranda Factory Team desceu os 1950 metros em 2’43’’509, menos 4,415 segundos do que Nuno Reis (Miranda Factory Team) e menos 14,782 segundos do que João Baptista (Bike House DH Team Guimarães), que completaram o pódio.

Emanuel Pombo ganho na categoria de elite © Federação Portuguesa de Ciclismo

Quanto à elite, Francisco Pardal (BlackJack Factory Team) impôs-se na manga de qualificação. Porém, no momento decisivo, foi Emanuel Pombo o melhor, ele que desta feita trocou a e-bike por uma “tradicional” para conquistar mais uma vitória em 2020. Pombo fez 2’45’’641, com o britânico Brett Wheeler (MCF/XDream/Município de S. Brás) a fazer mais 5,800 segundos e Pardal ficou em terceiro, a 5,854 segundos do vencedor.

A prova feminina teve apenas duas atletas Marta Simões fez 4’48’’464, menos 12,563 segundos do que Joana Nunes (Casa do Povo de Abrunheira).

Roi Jorge (Ciclos Quintela) foi o melhor cadete. Entre os veteranos destacaram-se o master 30 Daniel Pombo, o master 40 José Sousa (Casa do Povo de Abrunheira), o master 50 José Salgueiro (MCF/XDream/Município de S. Brás) e o master 60 Rui Portela.

A segunda prova da Taça de Portugal de DHI está marcada para 8 de novembro, em Tarouca. Contudo, já no dia 20 de setembro haverá o Campeonato Nacional de DHI, na Penha, Guimarães.

Podes ver as classificações completas neste link, via Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

Em baixo, aqui ficam as fotografias dos pódios (todas as imagens são da FPC).

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.