Depois de Jacarta (Indonésia), segue-se Cairo. A seleção nacional de pista está de malas feitas para o Egito, onde irá disputar a segunda ronda da Taça das Nações, entre 14 e 17 de março.

PUB
Novidades Trek 2024

É mais um evento pontuável para o ranking de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. João Matias, Diogo Narciso, Iúri Leitão e Maria Martins foram convocados por Gabriel Mendes para a competição.

João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) irá disputar o omninum masculino, no dia 16. Antes terá de passar pela manga de qualificação, às 9h00. Quanto ao concurso, começará com o scratch, às 16h00, seguindo-se a corrida tempo (16h41), eliminação (17h47) e, por fim, a corrida por pontos (18h34).

No dia seguinte, será Maria Martins a estar em ação no omnium feminino. A ciclista da Fenix-Deceuninck falhou esta prova na Indonésia devido a doença, pelo que quererá um bom resultado para assim aspirar a nova presença nos Jogos Olímpicos.

A qualificação para o concurso será às 8h50. O scratch que abrirá depois o omnium às 16h00, depois decorrerá a corrida tempo (16h40), a eliminação (18h06) e a corrida por pontos (18h53).

PUB
Orbea Genius Dealers

No mesmo dia, 17, Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) vão estar no madison. A qualificação está marcada para as 12h20. Se a dupla se apurar, correrá na final às 17h00.

Recorde-se que em Jacarta, Narciso e Leitão alcançaram um excelente sexto lugar, muito motivador para a qualificação olímpica.

Este será o terceiro evento cujos pontos contam para a ambição de estar em Paris no próximo ano. Após os Europeus e a a primeira roda da Taça do Mundo, Portugal está em oitavo no omnium e terceiro no madison, na categoria masculina.

Já do lado feminino, a ausência no omnium de Maria Martins em Jacarta faz com que Portugal esteja na 20ª posição, mas ainda com margem para recuperar e conseguir a qualificação, pois nas contas finais contarão os dois melhores resultados em corridas da Taça das Nações.

PUB
Giant Trance X Advanced E+ Elite

De referir que a seleção portuguesa até poderá abrir a participação no Cairo logo no dia 15, caso Gabriel Mendes decida em marcar presença na prova de eliminação, que não é uma disciplina olímpica.

Também vais querer ler…

Primeiro Campeonato da Europa de gravel já tem data e local

Fotografias: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!