A Forestal é uma marca de Andorra cujo catálogo é composto por bicicletas de BTT e urbanas (em breve lançarão uma gravel…), todas elas elétricas, com assistência à pedalada, e assentes em quadros feitos em fibra de carbono.

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No caso das e-BTT que apresentam, é curioso verificar que, com um motor próprio e ideias tecnológicas interessantes, conseguem efetivamente construir bicicletas que saltam à vista do ponto de vista estético e funcional.

Para ver isso mais em pormenor, neste artigo centramos-nos em três e-BTT destinadas a all mountain, enduro e downhill. São as Cyon, Siryon e Hydra, respetivamente.

Motor e bateria

O motor foi projetado pela própria marca, chama-se EonDrive e surge em todos os modelos. A lógica é a de assistir a pedalada em momentos pontuais apenas e com uma potência não excessivamente alta (máximo 60 Nm), que servirá para dar aquele boost de potência quando é necessário.

Esta unidade é feita de materiais como titânio e magnésio, pesando 1,95 kg, e está bastante bem integrado no quadro, pelo que as imagens mostram. A marca assegura que, quando não está em funcionamento, o motor não interfere em nada com a pedalada e o avanço da bicicleta.

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Por sua vez, a bateria Aurora é também obra da Forestal; com 360 Wh, parece suficiente para a utilização proposta, embora a sua capacidade possa ser aumentada com uma bateria adicional (o Aurora Range Extender), que tem 250 Wh e é instalado na grade de bidon presente no quadro.

Os diferentes modos de funcionamento são controlados a partir de um comando minimalista (o Smart Trigger), tal como está presente um display de grandes dimensões (3,2″) sobre o tubo superior nos três modelos. Para monitorizar os principais parâmetros do motor, mas também para visualizar dados de navegação…

Forestal Cyon

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O quadro da Cyon é o mesmo dos outros modelos de e-BTT, com destaque para o sistema aplicado no triângulo traseiro: uma peça única que atua com base num conjunto de ligações ao amortecedor, que está disposto paralelamente ao tubo superior, sistema esse de nome Twin Levity. Este modelo tem 150 mm de curso de suspensão em cada eixo.

O quadro, como já referimos, é em fibra de carbono (T1000, T800 e T700) e oferece uma geometria que puxa para o ‘gravity’, com ângulo de direção a 65,5º. Mas o que mais chama a atenção são as dimensões compactas: distância entre eixos de 1.203 mm (no tamanho M), algo típico de uma bicicleta convencional do género, já para não falar do peso: 17 kg.

A Cyon está disponível em duas versões, com transmissões Sram 1×12, suspensões RockShox e Öhlins, travões Magura… Os preços começam nos 8.999 euros.

Forestal Siryon

Com uma conceção semelhante à Cyon, a Siryon explora o mundo do e-enduro com cursos de suspensão até aos 170 mm em cada eixo e uma geometria adequada ao uso: distância entre eixos de 1.238 mm, para dar mais equilíbrio, e uma direção que se lança aos 64º.

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A nível de motorização não existem diferenças em relação aos outros modelos, estando disponíveis também dois modelos (preços que também começam nos 8.999 euros). Pesos a partir de 17,9 kg.

Forestal Hydra

No topo da conceção gravity desta marca está a Hydra, um modelo que, apesar da sua orientação para downhill, herda o quadro das suas “irmãs”, dando-lhe uma abordagem bem conseguida, diz a marca: é quase como uma enduro, mas mais robusta, “com um aumento de peso que não representa um grande problema ao ser compensada pela assistência na pedalada”.

De facto, as dimensões do quadro variam pouco em relação à Siryon: direção a 63º e eixos a 1.242 mm, com rodas de 29″ a dar mais equilíbrio a descer. Os cursos das suspensões sobem para os 180 mm à frente e 170 mm atrás), com modelos de dupla coroa e amortecedores de mola.

Tanto o peso (desde 19,2 kg) como o preço (desde 10.799 euros) também sobem, sendo importante referir que todos os modelos da Forestal apresentam-se com uma abordagem muito exclusiva, talvez também por causa da componente estética, visto serem bicicletas bastante fora do normal em termos de engenharia, design e aspeto.

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