Segundo classificado nas duas últimas edições, Florian Vermeersch venceu finalmente o Campeonato do Mundo de Gravel, este domingo em Maastricht (Países Baixos).

PUB

O belga juntou o seu nome à lista de vencedores do Mundial desta disciplina, em que figuram Mathieu van der Poel, Gianni Vermeersch e Matej Mohoric, e no pódio desta corrida foi acompanhado pelo impressionante neerlandês Frits Biesterbos e pelo esloveno Matej Mohoric.

Num rápido percurso de 180 quilómetros pelo Limburgo neerlandês, 254 ciclistas partiram de Beek em condições de piso seca, ideais para uma corrida de ritmo acelerado.

Desde os primeiros quilómetros que os ataques se multiplicaram e, após várias tentativas, um grupo de quatro isolou-se (Vermeersch, Floris Van Tricht, Nils Politt e Frits Biesterbos).

A uma velocidade média superior a 40 km/h, o pelotão partiu-se e Romain Bardet abandonou após dois furos nos primeoros 20 km.

Após metade da prova, a diferença dos fugitivos ultrapassava os 1’50”, antes de Politt ceder numa subida. Atrás, Matej Mohoric e o suíço Félix Stehli lançaram um contra-ataque, mas ficam em posição intermédia a cerca de quarenta segundos, enquanto, na frente, Van Tricht, a sofrer com cãibras, cedeu e foi alcançado pelos perseguidores.

Na retaguarda, formou-se então um grupo de cinco, incluindo Tom Pidcock e Tim Wellens, enquanto Van Tricht caiu num troço técnico.

PUB
Equipamentos GSG

A 19 quilómetros do fim, Vermeersch lançou um ataque decisivo num trilho florestal em subida e distanciou-se de Biesterbos. Mohoric, por sua vez, abriu vantagem sobre Van Trich para garantir o bronze.

Vermeersch manteve o seu esforço até Maastricht e cruzou a linha de meta sozinho, 40 segundos à frente de Biesterbos e mais de um minuto à frente de Mohoric.

O português Tiago Ferreira foi 60.º, a mais de 11 minutos do vencedor.

Crédito da imagem: UAE Emirates/X – https://x.com/TeamEmiratesUAE/status/1977389154515259880/photo/1

PUB
Nova Trek Top Fuel

Também vais gostar destes!