Taça de Portugal de XCO e o regresso do Campeonato Nacional de Rampa são os destaques para o fim de semana velocipédico em Portugal. Depois do XCE e do Downhill terem marcado o regresso dos adeptos de BTT, é a vez do XCO retomar o seu calendário com a segunda prova de Taça de Portugal.

- - - Pub - - -

Cube Stereo Hybrid HPC 160

A primeira foi a última antes do cancelamento de todo o calendário devido à pandemia. O catalão Jofre Cullell (Megamo Factory Team) e a suíça Alessandra Keller (Thömus Rn Swiss Team) foram os vencedores na prova disputada em Vila Franca do Lima, Viana do Castelo.

Este sábado, cerca de 300 atletas vão marcar presença na pista permanente de XCO instalada em Souto Santa Maria, Guimarães. Será a primeira prova de pelotão desde o confinamento para o BTT. Estarão em vigor medidas para evitar aglomerados, pelo que as corridas serão distribuídas pelo período da manhã e da tarde.

A Federação Portuguesa de Ciclismo explica que os cadetes competem às 9h30 e uma hora mais tarde entram em ação todas as categorias femininas, exceto cadetes e os juniores masculinos. Para finalizar o dia, a corrida de masters e de paraciclismo inicia-se às 14h30 e a prova de elite arranca às 16h00.

Regresso às rampas

Desde 2016 que não se realizava um Campeonato Nacional de Rampa. Então José Gonçalves conquistou o título em elite, com um tal de João Almeida a ser o campeão em juniores! Em ano de pandemia foi promovido o regresso desta competição, que irá disputar-se no domingo em Miranda do Corvo, ainda que inicialmente estivesse marcada para Seia.

Será feita a subida ao Observatório Astronómico daquele concelho. Existem dois percursos, em função da categoria etária, um com três quilómetros e outro com sete. Ambos têm uma pendente média de 10%. Vão competir todas as categorias etárias, de cadetes aos masters, incluindo corredores das equipas profissionais portuguesas.

Também aqui haverá uma divisão dos atletas para evitar aglomerações. A partir das 9h00 realizam-se as provas de masters, femininas e cadetes. Da parte da tarde, às 14h00, estarão em prova os juniores masculinos, sub-23 e elite.

Cancelamento

Para domingo estava também agendada a Taça de Portugal de Enduro, em Lorvão, Penacova. Contudo, a prova foi adiada, em virtude de ao início da noite de quinta-feira, a edilidade de Penacova ter acionou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, na sequência do agravamento, naquele território, da situação epidemiológica de covid-19.

Outros eventos:

  • domingo (13 de setembro): Encontro de Escolas de BTT, Souto Santa Maria, Guimarães
  • domingo (13 de setembro): 3.ª Prova da Taça da Madeira de Enduro, West Gravity Enduro, Prazeres, Calheta

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.