O ciclismo ao mais alto nível está de volta a Portugal no próximo dia 10 de fevereiro para a 2.ª edição da Figueira Champions Classics, corrida internacional que subiu à categoria nível 1.Pro. e que apresentará novidades relativamente à de estreia, em 2023.

PUB
Giant TCR 2024

A novidade prende-se com a extensão e perfil da prova. Se a primeira edição contava uma primeira parte do percurso praticamente plana, o mesmo não se pode dizer da próxima edição, que segundo Carlos Pereira, diretor da prova, em entrevista a “O Jogo” refere que “se este ano os primeiros 100 km eram praticamente planos, em 2024 terão várias subidas”.

Olhando para o perfil, destacam-se as subidas do Alto do Calvete (1,6km a 3,9%), Leclerc (3,2km a 5,3%) Porto Gordinho (1,2km a 5,2%) Alto Saltadouro (3,2km a 5,1%) Seiça (0,9km a 9,7%) Serra Castro (3,6km a 2,3%) e Vila Verde (1km a 6,5%) irão endurecer os primeiros 103,4 km.

Percorrida a primeira metade do percurso entra-se na Figueira da Foz para um circuito final duríssimo e que apresenta outra novidade, passa de 3 para 4 voltas. As duas subidas do circuito mantêm-se: Parque Florestal (2,1 km a 8%) e Enforca Cães (0,9 km a 7,3%), esta última podendo ser decisiva visto que “depois é sempre a descer até à meta. São subidas curtas e explosivas, ao jeito das clássicas”, conclui Carlos Pereira. A primeira edição da prova foi ganha pelo dinamarquês da Soudal Quick-Step, Casper Pedersen.

De referir que no dia seguinte à realização da prova, todos os amantes e entusiastas de ciclismo poderão aventurar-se pelas estradas que foram percorridas pelos profissionais, ao participarem no Granfondo Figueira Champions Day, onde poderão escolher o desafio ao qual se propõem, celebrando assim o culminar de um fim de semana de ciclismo de excelência.

PUB
Giant TCR 2024

Imagens Figueira Classic 

Também vais gostar destes!