As três estrelas da temporada 2022/23 de ciclocrosse feminino estiveram presentes em Benidorm, na 13ª ronda da Taça do Mundo. Fem van Empel, Puck Pieterse e Shirin van Anrooij voltaram a bater-se bravamente num circuito com piso seco e muitas zonas em superfície rígida (asfalto, cimento, lajes), atípico para a disciplina, principalmente após a época chuvosa e enlameada do norte da Europa.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Depois de uma batalha magnífica, Van Empel regressou aos triunfos, batendo a nova campeã nacional neerlandesa, Puck Pieterse, que foi segunda, e Shirin van Anrooij, que fechou o pódio. O trio maravilha, pois claro!

Com este sucesso, Fem van Empel (Jumbo-Visma) garante a conquista da classificação geral da Taça do Mundo. Com 45 pontos à frente de Pieterse (395 contra 350), antes da última corrida, em Besançon (França) e com uma vitória a valer 40 pontos, Van Empel já não pode ser mais alcançada no topo da tabela, sucedendo assim a Lucinda Brand, vencedora em 2021/22.

 

A competição de Benidorm foi um espetáculo a três. Mas, como habitualmente, foi a luxemburguesa Marie Schreiber (Tormans Cyclo Cross Team) a destacar-se após a partida, sendo rapidamente rendida desde logo por Fem van Empel, marcada a curta distância por Shirin van Anrooij (Baloise Trek Lions) e Puck Pieterse (Alpecin-Deceuninck). Também não demorou a que o trio se isolasse…

 

Apenas Silvia Persico (FAS Airport Services) conseguiu acompanhar Van Empel, Pieterse e Van Anrooij. Todas iam no “red line” e algumas cometeram erros, como Pieterse, que sofreu uma ligeira queda.

Apesar das inúmeras acelerações, o quarteto líder permaneceu coeso até à sexta e penúltima volta, quando Persico e Van Anrooij começam a ceder, mas nessa primeira ocasião conseguiram recuperar para Van Empel e Pieterse.

A última volta foi emocionante! Van Empel e Pieterse aceleram para decidir entre si a vitória, numa batalha ombro a ombro, ganha pela campeã europeia. Shirin van Anrooij, Silvia Persico e Lucinda Brand completaram o top cinco.

Também vais querer ler…

Lesão obriga Ferrand-Prévot a colocar ponto final na época de ciclocrosse

Fotografias: Twitter CXWorldCup

PUB
Giant TCR 2024

Também vais gostar destes!