Fem van Empel (Pauwels – Sauzen Bingoal) venceu a oitava ronda da Taça do Mundo de ciclocrosse, disputada este domingo em Dublin, pela primeira na história desta disciplina do ciclismo.

PUB
Cube Stereo ONE

Na enlameada pista da capital irlandesa, Van Empel e a compatriota Puck Pieterse (Alpecin – Deceuninck), atuais dominadoras desta disciplina, travaram o duelo mais intenso da época, com a primeira, campeã europeia em título, a impor-se à cada vez mais única adversária, que terminou no segundo posto, derrotada apenas no sprint final.

Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal) fechou o pódio integralmente dos Países Baixos, o primeiro desta corredora na Taça do Mundo esta temporada, a mais de 1:30 minutos da dupla da frente.

 

PUB
KTM E-Bikes BTT

O percurso extremamente escorregadio e lamacento e ainda com alguns setores de areia tornou-se altamente seletivo. No entanto, não foi por isso que Puck Pieterse caiu logo na primeira volta, mas por ter tropeçado a saltar umas pequenas barreiras artificiais, perdendo cerca de 10 segundos para Fem van Empel.

 

PUB
Giant TCR 2024

Pieterse lançou-se na perseguição a Van Empel e no final da segunda volta estava novamente roda a roda com a rival. Fem van Empel controlou sempre as iniciativas de Pieterse, apesar de pouco antes da corrida ter dito que sofrera uma indigestão durante a noite e que estava a sentir-se fraca.

Nas duas últimas voltas, as duas neerlandesas revezaram-se na liderança, tentando desgastar-se mutuamente ou forçar a outra a um erro, mas sem êxito. A corrida manteve-se aberta até aos últimos metros, quando Van Empel desferiu um forte ataque num momento preciso, o que começa a afirmar-se ser cada vez mais o seu estilo, racional e implacável.

 

Pieterse ainda se agarrou à roda da líder da Taça do Mundo, mas não teve mais forças para disputar o sprint. Denise Betsema terminou na terceira posição, sem nunca ter conseguido lutar pela vitória.

PUB
Prototype

Na classificação da Taça do Mundo, Fem van Empel continua a liderar, agora com 330 pontos, mais 105 do que Puck Pieterse, segunda, enquanto Denise Betsema aproveita a ausência de Shirin van Anrooij para subir ao terceiro lugar, com 181 pontos.

A décima das 14 rondas da Taça do Mundo será disputada no próximo domingo, novamente em condições de inverno, em Val di Sole, Itália.

Classificação completa:

Foto: CiclocrossWC

Também vais querer ler…

Dylan Groenewegen batido por jovem de 15 anos

Também vais gostar destes!