Exato: mais poderosa e musculada. É assim que a própria marca apresenta a nova Santa Cruz Heckler 2022, a reconhecida e-bike de BTT que agora aparece em cena reformulada para 2022. E com uma grande novidade: existe na versão Mullet (roda 29” à frente e 27,5” atrás) e na versão 29”, cada uma com cinco tamanhos disponíveis.

PUB
Specialized Levo

Tivemos a espantosa oportunidade de marcar presença na apresentação desta nova bicicleta, num evento de vários dias que contou com a presença de Danny MacAskill, o famoso rider escocês ao serviço da Santa Cruz.

Foi-nos assim possível experimentar desde já esta nova Heckler, e o resultado é o teste completo que publicaremos em breve. O vídeo acima e as muitas fotos que fizemos com ela mostram bem como se comporta a bike.

Por favor vê o artigo que inclui as muitas outras imagens que temos da Santa Cruz Heckler 2022 em ação e do Press Camp da Santa Cruz em que a bicicleta foi revelada. Entretanto, o que distingue a Heckler face às gerações anteriores?

A nova Santa Cruz Heckler 2022

Antes de mais, relembramos que a bicicleta surge com uma versão com roda 29” à frente e atrás, e também numa versão Mullet, a MX, que foi a que pudemos testar. “Apesar de sabermos que esta era uma bike entre as melhores na sua categoria, tivemos de ouvir os utilizadores e torná-la melhor”, referem os engenheiro da marca.

PUB
Nova Mondraker Dune

Como? “Com manuseabilidade e polivalência”. E com uma bateria com mais capacidade (720wh), espaço para um amortecedor maior e quadros em carbono. Aliás, a marca refere que esta é a primeira e-bike do seu catálogo a ser construída com recurso ao carbono C e também CC, pelo que, no caso das versões que utilizam o primeiro, é possível praticar preços mais baixos.

Voltando à bateria, que apesar da capacidade traz apenas mais 100 gramas que a da Heckler anterior, a ideia foi também permitir o acesso fácil com o uso de uma simples chave Allen de 4 mm, como se vê por esta imagem.

O quadro em carbono é totalmente novo, com cablagem interna e com mais espaço para carregar um bidon grande, e sem que o amortecedor o impeça. Entrando em pormenores, todas as versões da Heckler 2022 contam assim com bateria Darfon E40G de 720wh e motor Shimano EP8.

Podes consultar as listas de especificações de todas as cinco versões disponíveis ao nível de equipamento, mas em todas encontras suspensão frontal com 160 mm de curso e amortecedor traseiro de 150 mm.

PUB
Prototype

Há um Flip Chip para ajustar o sistema de suspensão total e que permite ajustar os ângulos do selim e da direção, além de que o reach é mais amplo, agora, no lógica de geometria trail. Há discos de 200 mm em todos os modelos.

As novas Santa Cruz Heckler 29 e MX 2022 chegam brevemente às lojas norte-americanas, pelo que à Europa chegarão apenas lá mais para o Verão, segundo informações oficiais.

Já existem preços, que serão confirmados mais perto da altura da chegada oficial. Podes ver tudo ao detalhe, incluindo as listas de especificações, no site oficial Santa Cruz Bicycles. Mas é certo que existem estas cinco versões que vê a seguir:

Santa Cruz Heckler R Carbono C (desde 7.999 euros)

Santa Cruz Heckler S Carbono C (desde 8.999 euros)

PUB
Prototype

Santa Cruz Heckler XT Carbono C (desde 9.999 euros)

Santa Cruz Heckler GX AXS Carbono C (desde 10.999 euros)

Santa Cruz Heckler X01 X01 AXS RSV Carbono CC (desde 12.999 euros)

Um resumo de como estão atribuídos os componentes principais a cada modelo, à partida:

  • CC (29″, Mullet): suspensão Fox 36 Float Factory, amortecedor RockShox Super Deluxe Ultimate, transmissão SRAM X01/GX Eagle AXS, rodas Reserve 30 em carbono.
  • C XT (29″, Mullet): suspensão Fox 36 Float Performance Elite, amortecedor RockShox Super Deluxe Select+, transmissão Shimano Deore XT, rodas Race Face ARC HD 30.
  • C GX (29″, Mullet): suspensão Fox Float Performance Elite, amortecedor RockShox Super Deluxe Select+, transmissão SRAM GX Eagle AXS, rodas Race Face ARC HD 30.
  • C S (29″, Mullet): suspensão Fox Float 36 Performance Elite, amortecedor RockShox Super Deluxe Select+, transmissão SRAM GX Eagle, rodas Race Face ARC HD 30.
  • C M (29″, Mullet): suspensão RockShox Lyrik Select, amortecedor RockShox Super Deluxe Select, transmissão SRAM NX Eagle, rodas WTB i30 TCS 2.0.

Danny MacAskill com a nova Heckler:

Danny MacAskill loves his SANTA CRUZ Heckler ebike.

Mais info:


Fotos: Rodrigo Vicente e Santa Cruz Bicycles // Captação de vídeo: Rodrigo Vicente e Santa Cruz Bicycles // Edição de vídeo: Rodrigo Vicente

Também vais gostar destes!