Título europeu épico para Emiel Verstrynge e para a formação belga que conquistou os três primeiros lugares na corrida de sub-23 e dramático para Pim Ronhaar e as aspirações neerlandesas à desejada camisola das estrelas da União Europeia.

PUB
KTM

Ao princípio da tarde, no muitíssimo exigente circuito de Namur, na Bélgica, Verstrynge, vice-campeão mundial de Sub-23 de 2022, obteve a maior vitória da jovem carreira, sucedendo ao bicampeão europeu Ryan Kamp (‘s-Hertogenbosch 2020 e Col du Vam 2021), ao chegar à liderança na fase final da última volta, quando o triunfo parecia decidido para Ronhaar, o dominador da corrida.

Contudo, o neerlandês, que assumiu o comando praticamente desde a partida, impondo um ritmo insuportável para os adversários, a maioria da poderosa seleção belga e dois ‘intrusos’ italianos, acabou por pagar (bem) caro o esforço nas derradeiras centenas de metros do circuito.

Ronhaar entrou em profunda perda de rendimento e Emiel Verstrynge aproximou-se rapidamente e ultrapassou-o num setor de descida íngreme – feita a pé – e avançou irresistível para a vitória.

ASSISTE AO MOMENTO EM QUE VERSTRYNGE ULTRAPASSA RONHAAR…

Aquele corredor dos Países Baixos não conseguiu resistir igualmente à recuperação de mais dois belgas, Thibau Nys, segundo classificado a apenas 6 segundos do vencedor, após um final impressionante depois de passar por uma segunda volta cataclísmica em que teve um problema mecânico que lhe causou um atraso significativo, e Witse Meeusen, a 11 segundos e a completar o pódio integralmente com as cores da sua seleção – o primeiro nesta categoria desde 2015. A Bélgica colocou oito corredores nas primeiras 13 posições!

“Ainda não percebi o que acabei que conseguir, é incrível”, desabafou Emiel Verstrynge após a vitória, o novo campeão da Europa de sub-23. “Senti alguma pressão antes da corrida. Afinal, o Mundial do ano passado foi uma grande deceção [perdeu o título para o compatriota Joran Wyseure]. Este foi o primeiro objetivo da nova temporada, e conquistá-lo é ótimo. Agora posso esquecer o segundo lugar no último Mundial”, insistiu o belga.

“Estou muito feliz com a camisola europeia, fica-me muito bem! Ainda não percebi o que me aconteceu, mas não vai demorar muito [risos] Posso orgulhar-me, é incrível”, concluiu Verstrynge.

PUB
Selle SMP

Após o trio belga, terminou o italiano Davide Toneatti, a 4 segundos de Meeusen, a rubricar uma ótima exibição, à frente do desgastado Pim Ronhaard, que apesar da falência física foi o melhor neerlandês na quinta posição (+35’), à frente do compatriota, de 19 anos, Tibor del Grosso (6.º, a 1.15’’). Nos 10 primeiros, há ainda um francês, Rémi Lelandais (8.º) e mais três… belgas.

Desalento e fadiga de Pim Ronhaar após a chegada e de andar tanto tempo na liderança!

Mais info e classificações:

Fotos: Twitter @uec_cycling

Também vais querer ler…

Tudo sobre o Europeu de ciclocrosse

PUB
Orbea Genius Dealers

 

Também vais gostar destes!