Os cranques são um componente da bicicleta que podemos modificar, como sabes. Não é que seja habitual substituí-los, pois, com exceção de um acidente com a bicicleta e posterior desuso, podem durar uma vida inteira. Ainda mais quando falamos de cranques para bicicletas de estrada.

PUB
Skoda Titan Desert Morocco 2023 Decathlon

Mas, tanto por prazer (para melhorar a estética ou reduzir o peso), como por necessidade (compraste uma bicicleta em segunda mão ou herdaste-a e os cranques não são do teu agrado…), pode ser que tenhas de trocá-los por outros.

É que os cranques são muito mais do que o ponto onde os pedais e os pratos são fixados, pois as dimensões corretas são responsáveis ​​por dois “pormenores” importantes: por um lado, proporcionar o melhor desempenho extraído da pedalada e, por outro, dar-te conforto ao pedalar, de modo que não sofras desconfortos indesejados, como o muscular.

Por vezes, não nos apercebemos que existem diferentes medidas de comprimento de cranques. Atualmente, os fabricantes costumam incluir em cada modelo, craques de diferentes comprimentos, dependendo do tamanho do quadro. Vamos dar-te algumas pequenas dicas para orientar-te na tomada de decisões.

Embora tenham existido (e ainda existam) inúmeros tamanhos de cranques, os mais comuns estão entre 165 a 180 mm (5 por 5 mm), sendo os intermediários os mais instalados.

Além das medidas, quais são as diferenças? Bem, por um lado, cada tamanho pode ser associado a um tamanho de perna, digamos que seria a premissa número um, pois um ciclista com pernas muito longas não tem a mesma cadência de pedalada de um com pernas muito curtas.

Medidas até à virilha entre 70-75 cm podem exigir cranques dos tamanhos mais reduzidos (165-170 mm), enquanto aqueles com dimensões de perna de um metro podem ir para o tamanho maior de cranques.

PUB
Specialized Turbo Levo

Mas também há outros fatores que influenciam a decisão de escolher uma medida específica: por um lado, a vertente de ciclismo que praticamos, já que as exigências do BTT não são as mesmas das de estrada.

Neste especial vamos falar sobre cranques para bicicletas de estrada, vamos focar-nos nessa modalidade. Mas também existem condições diferentes dentro desta vertente: se estás a pensar num ciclismo mais próximo do cicloturismo, é lógico pensar que os cranques um pouco mais longos serão desejáveis, pois não precisarás de cadências excessivamente altas.

Outras modalidades optarão por craques mais curtos, como abordagens do tipo aero, que procura melhor aerodinâmica, ou de trepador, que exige grande reatividade.

Aqui fica uma seleção dos mais exclusivos do momento, feita com base em informações recentes que nos chegaram e que encontrámos nos sites oficiais das marcas, caso um se adeque na tua próxima mudança de cranques. Tem cuidado com os tamanhos dos eixos, pois nem todas as marcas têm todos os diâmetros.

Top 5 cranques para bicicletas de estrada

Modelos neste artigo:

Campagnolo Super Record PowerMeter Stages L (1.743 euros)

  • Disponível em versão prato duplo (39/53, 36/52 e 34/50). Pratos em alumínio.
  • Cranques ocos em fibra de carbono UD e eixo em titânio.
  • Tamanho dos cranques: 165, 170, 172,5 e 175 mm.

  • Potenciómetro Stages com precisão de +-1,5%.
  • Eixo: Ultra-Torque.
  • Peso: 618 gramas (172,5 mm, 34-50) sem potenciómetro.
  • Em destaque: a ligação Bluetooth y ANT+, o eixo dividido em duas partes (unidas no meio pelo sistema Ultra-Torque) e a junta com dentes Hirth.

Mais informações: Campagnolo Super Record

FSA PowerBox Carbono (1.112 euros)

  • Disponível em versão prato duplo (53/39, 52/36 e 50/34) e monoprato para triatlo (55t, 54t e 42t). Pratos em alumínio CNC 7075.
  • Cranques ocos em fibra de carbono UD.
  • Tamanho dos cranques: 165, 170, 172,5, 175, 177,5 e 180 mm.

  • Potenciómetro com precisão de +-2%.
  • Eixo: BB386EVO 30 mm.
  • Peso: 773 gramas.
  • Em destaque: a ligação Bluetooth e a análise da medição de ambas as pernas incluída no preço e sem um custo adicional.

Mais informações: FSA PowerBox Carbono

Unleash your power with brandnew FSA PowerBox Road

Shimano Dura-Ace FC-R9200-P (1.420 euros)

  • Disponível em versão prato duplo (50-34, 52-36 e 54-40). Prato em alumínio.
  • Cranques ocos Hollowtech II em alumínio.
  • Tamanho dos cranques. 165, 170, 172,5 e 175 mm.

  • Potenciómetros com precisão de +-1,5%.
  • Eixo: 24 mm.
  • Peso 745 gramas (50/34t).
  • Em destaque: as ligações Bluetooth LE e ANT+, e a app Shimano Connect Lab, que permite analisar e visualizar dados de treino e potência.

Mais informações: Shimano Dura-Ace

Science of Speed - Power Meter Technology | SHIMANO

Sram Red AXS (1.200 – 1.329 euros)

  • Disponível em versão prato duplo (46/33, 48/35, 50/37) e monoprato para triatlo (36, 38, 40, 42, 44, 46, 48, 50). Pratos em alumínio.
  • Cranques ocos em fibra de carbono UD.
  • Tamanho dos cranques: 165, 167,5, 170, 172,5, 175 e 177.5 mm.
  • Potenciómetro com uma precisão de +-1,5%.
  • Eixo: DUB.
  • Peso: Não indicado.
  • Em destaque: o potenciómetro Quarq (marca que pertence à Sram).

Mais informações: Sram Red AXS

SRAM eTap AXS Overview - Short

THM Clavicula SE Compact Power Meter (2.099 euros)

  • Disponível em versão prato duplo (53/39, 52/36 e 50/34). Pratos Praxis em alumínio (+100 euros).
  • Cranques ocos em fibra de carbono e eixo também fabricado em carbono.
  • Tamanho dos cranques: 170, 172,5 e 175 mm.
  • Potenciómetro com precisão de +-2%.

  • Eixo: 68 mm BSA. Disponível também nas versões BB30, BB30A, Pressfit30, Shimano Pressfit, Italian threading, BB386 EVO, BBright-Pressfit.
  • Peso: 293 gramas (sem pratos e sem potenciómetro) / 320 gramas (sem pratos e com potenciómetro).
  • Em destaque: as ligações ANT+ e Bluetooth LE e compatiblidade com o ciclocomputador e o smartphone. A app Team Zwatt Power Meter.

Mais informações: THM Clavicula SE

Também vais querer ler…

9 pontos importantes sobre pratos ovais no pedaleiro [com vídeo]

Foto principal: THM

PUB
Polisport MudPro

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Goride Team
Toda a GoRide Team alimenta este site como se não houvesse amanhã :) Damos preferência a tudo o que envolver diversão em cima de uma bike!

    Também vais gostar destes!

    Mais em Componentes