Licínio Santos, Diretor Comercial da Cofidis e membro do Comité de Direção da empresa, é um grande entusiasta do ciclismo e das bicicletas. E esta é uma paixão que combina perfeitamente com a forma como a Cofidis apoia o ciclismo tanto em Portugal como a nível mundial.

PUB
Orbea

Quisemos perceber melhor o que motiva uma empresa do género a manter esta aposta nesta modalidade. E também como é o dia a dia de Licínio no que diz respeito às bicicletas. Aliás, as fotos abaixo não enganam: andar de bicicleta é certamente uma importante parte da atividade física do Diretor Comercial da Cofidis.

GoRide.pt: Sabemos que o Lícinio é um grande entusiasta das bicicletas. Quer dizer-nos como é a sua relação diária com a bike?

Licínio Santos: É verdade, sou um apreciador da bicicleta, seja de estrada ou BTT, gosto da liberdade que esta nos confere e também dos benefícios que consigo retirar dela no que diz respeito à atividade física e a um estilo de vida saudável.

Faço exercício físico sete dias por semana, dos quais três são bicicleta. Não conheço nenhum outro desporto que me permita prolongar um treino durante três ou quatro horas e queimar mais de 2000 kcal sem ser demasiado agressivo para tendões e articulações. A bicicleta permite esse equilíbrio e a gestão do esforço e intensidade.

GoRide.pt: Qual as maiores aventuras que já viveu em cima de uma bicicleta?

Licínio Santos: Fui praticamente federado de atletismo durante mais de uma década quando era jovem, e, apesar do espírito competitivo permanecer sempre por cá, hoje raramente entro em competições e valorizo mais a prática da atividade física pelo bem-estar e pelo desafio.

PUB
Specialized Recolha em Loja

Na bicicleta não é diferente, e as principais aventuras foram realizadas em BTT e com amigos. Já fiz os Caminhos de Santiago portugueses (quer pela costa, quer pelo interior) várias vezes, o espanhol por Salamanca, a Rota Vicentina e a rota das Aldeias Históricas de Portugal. São uma forma de convívio com amigos, de prática de atividade física, de descoberta de paisagens e locais idílicos. E são atividades que deixam sempre marcas e recordações de momentos bem passados.

GoRide.pt: Sentimos que a Cofidis apoia bastante o ciclismo a nível nacional. Esta é uma estratégia que segue as guidelines internacionais da marca (até porque tem uma equipa no Tour…), ou foi uma oportunidade pontual em Portugal?

Licínio Santos: É verdade, a Cofidis tem a equipa de ciclismo profissional mais antiga do globo. Está atualmente no World Tour, foi criada em 1996 e desde aí se mantém como patrocinador único, tendo renovado recentemente até 2025, adicionando a criação de uma equipa feminina.

Essa ligação histórica ao ciclismo levou-nos a procurar apoiar de certo modo a prática do ciclismo em Portugal, dando coerência à estratégia internacional, mas também para promover a utilização da bicicleta enquanto solução de mobilidade sustentável e incentivo ao exercício físico e bem-estar, que é algo tão importante junto das crianças.

Além de termos sido patrocinadores da Volta ao Algarve nos últimos anos, temos dinamizado várias ações de sensibilização para a utilização da bicicleta, nomeadamente iniciativas conjuntas com a Federação Portuguesa de Ciclismo para ensinar as crianças a andarem de bicicleta, com “o ciclismo vai à escola” e com a oferta de várias bicicletas de iniciação a escolas em Portugal.

GoRide.pt: Existe um produto / solução de crédito Cofidis específico para a aquisição de bicicletas? 

Licínio Santos: Sim, a Cofidis tem parceria com praticamente todas as lojas de bicicleta de norte a sul do país, disponibilizando soluções de financiamento diversificadas e adaptadas a cada consumidor, em função das suas necessidades e exigências. E isto no que diz respeito à tipologia de produto financeiro, ao prazo de reembolso a ou outros aspectos, para que estes tenham alternativas e possam realizar o seu investimento de forma consciente e sempre responsável.

O objetivo é facilitar a aquisição da bicicleta, assim como de acessórios e equipamentos para a utilização da mesma, permitindo que qualquer consumidor possa fazê-lo sem que tenha para isso de realizar imediatamente o investimento na sua totalidade. Em vez disso pode assim fazer um esforço mensal suave e confortavelmente adaptado à sua capacidade ou ambição.

A sugestão é sempre que visitem uma loja de bicicletas com parceria com a Cofidis e que solicitem uma simulação de financiamento para o modelo pretendido.

GoRide.pt: Como tem evoluído esse produto nos últimos dois anos (face a outras soluções de crédito noutras áreas)?

Licínio Santos: Tem evoluído positivamente, até porque se nota uma crescente procura de bicicletas, ao qual não é alheio o contexto pandémico que vivemos. As limitações à atividade física em espaços fechados como ginásios, academias de dança ou boxes de crossfit fizeram muitas pessoas regressarem à bicicleta, provocando ruturas de stock e extensas listas de espera para aquisição de bicicletas de forma um pouco transversal a todas as marcas e por toda a europa.

Nós na Cofidis, como somos referência no financiamento de bicicletas em Portugal, já tínhamos uma forte dinâmica de campanhas e produtos financeiros específicos para os períodos de maior procura e sazonalidade, mas esta elevada procura fez com que esta necessidade se agudizasse ainda mais.

Hoje, por exemplo, em qualquer loja de bicicletas com parceria com a Cofidis disponibilizamos uma solução de adesão ao financiamento totalmente digitalizada e simplificada, desde a introdução da proposta à assinatura digital. É um processo ágil, realizado em cerca de dez minutos e que responde à exigências do novo perfil de consumidor.

Licínio Santos

GoRide.pt: Temos notado um aumento do setor das bicicletas de mobilidade, concretamente e-bikes urbanas. A Cofidis vai acompanhar este mercado com produtos e soluções de credito que incentivam a compra na área da mobilidade eco-friendly?

Licínio Santos: Absolutamente. Este conceito das soluções de mobilidade sustentáveis e ambientalmente responsáveis é algo que nos agrada e que se inscreve nos eixos estratégicos e de sustentabilidade da nossa marca, pelo que desenvolvemos um produto financeiro exclusivo para as mesmas, com condições financeiras mais atrativas e vantajosas para os seus consumidores.

Estamos convictos que com maior incentivo e dinamização desta tipologia de soluções, conseguiremos consciencializar mais portugueses para a bicicleta enquanto solução para reduzirmos as emissões de CO2, e por conseguinte, para preservarmos gradualmente o nosso planeta.

PUB
Orbea

Estás a gostar do GoRide.pt?

Então subscreve a Newsletter GoRide.pt clicando/tocando na imagem abaixo!

NEWSLETTER GORIDE.PT Newsletter GoRide.pt

Nuno Margaça
Homem ou máquina? Ficamos na dúvida... Mas será que estar à beira de ter dez Titan Desert nas pernas não é suficiente para termos a resposta...? Um dos mentores do projeto GoRide.

    Também vais gostar destes!

    Mais em Entrevistas