Porque não debatermos um pouco o uso de espigão telescópico em bicicletas de gravel? Este componente começa aos poucos a aparecer nesta categoria do ciclismo, apesar de registar-se ainda uma relativa escassez na oferta disponível para instalar em separado, em jeito de upgrade.

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Será efetivamente útil/necessário poder “baixar” o selim em descidas feitas em trilhos e com uma bicicleta de gravel? O espigão telescópico já provou a sua utilidade numa bike de BTT, certamente, basta olharmos para os modelos que são usados em competições de XCO.

Novo espigão Enve G-Series para bicicletas de gravel.

No entanto, nos anos mais recentes temos vindo a perceber que vários fabricantes de componentes estão a desenvolver espigões telescópicos para gravel. Visto que o número de praticantes de gravel continuar a crescer, torna-se fácil perceber a razão do investimento feito pelas marcas neste segmento.

Sob a nossa perspetiva e experiência em gravel, vamos tentar listar por aqui algumas vantagens e desvantagens do uso deste componente no gravel. Se estás na dúvida se deves ou não instalar um, esperamos poder ajudar…

Vantagens do espigão telescópico no gravel

O espigão telescópico foi desenvolvido para dar uma maior liberdade de movimentos nas descidas complicadas, fazendo baixar o selim vários mm com a ajuda de um comando no guiador. Pode baixar de 80 mm, algo muito normal no XC, até um curso bem mais extenso.

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Espigão telescópico Cannondale DownLow Dropper Post com 80 mm.

Mas os modelos que atualmente estão a ser lançados para a categoria de gravel partem dos 40 mm, aproximadamente, chegando aos 100 mm, eventualmente, ainda que este curso não seja o mais habitual.

O objetivo é termos mas espaço para posicionarmos o corpo a descer, mais especificamente o rabo, até encontrarmos uma postura que nos dê mais conforto e um domínio pleno nas descidas mais complicadas. É um componente que também eleva os índices de segurança.

Desvantagens do espigão telescópico no gravel

Sob o nosso ponto de vista, o aumento de peso trazido pela utilização dos espigões telescópicos é um dos grandes inconvenientes, pois a leveza nestas bicicletas tem sido (e continua ser) um factor determinante para apresentarem boas acelerações.

Ora, o comando do espigão pode rondar os 70-80 gramas; o próprio espigão outros 350-450 gramas (dependendo dos modelos). Não é um peso por aí além, mas convém lembrar que um bom espigão “normal” em carbono (mais  barato que um telescópico) pode rondar os 170 gramas…

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Cannondale Topstone Carbon Lefty com espigão telescópico.

Por outro lado, o preço das bicicletas que têm de série este componente aumentará não só pela presença do próprio componente como também pela necessidade de acrescentar ao quadro mais um canal para a passagem do cabo.

Se pensares em instalar um na tua bicicleta atual, poderás encontrar o problema de a mesma não ter espaço livre para fazer passar o cabo, aliás… Além disso, este é outro componente que acrescenta mais horas de manutenção.

Conclusão…

Este tipo de discussão e escolha depende sempre do modo como abordamos a prática do ciclismo, neste caso do gravel. Por vezes são criadas necessidades onde elas não existiam, por exemplo. Pode não ser o caso do uso do espigão telescópico no gravel, pois, tal como no BTT, podem aparecer pelo caminho uma ou outra descida mais técnica…

O espigão telescópico vai além da estética, tem efetivamente uma utilidade ao nível da condução da bicicleta: mais segurança, mais controlo… Isso compensa o investimento? Depende o tipo de trilhos que percorremos. No nosso caso, achamos que não vale a pena este upgrade, ainda para mais quando os cursos são tão curtos…

Specialized Diverge com espigão telescópico.

Ao analisares as voltas de gravel que dás depressa perceberás se faz ou não sentido optar por esta alteração na bicicleta. Por outro lado, se és um dos puristas do gravel, esquecerás desde logo a ideia, pois montar componentes típicos do BTT poderá começar a “roubar” a essência ao gravel…

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Imagens: Fotos: Cannondale // ENVE // Specialized

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