Esta etapa de XCO da UCI, este ano em Lenzerheide, na Suíça, era na verdade o Campeonato do Mundo 2022. E, como não podia deixar de ser, houve polémica (na corrida masculina). Mas o que mais interessa é que os os campeões do mundo UCI XCO 2022 são Loana Lecomte, pela França, na categoria elite feminina, e o surpreendente Luca Braidot, pela Itália, nas elites dos homens. A portuguesa Raquel Queirós, entre as senhoras em sub-23, ficou no 23º posto, ontem.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Com transmissão completa e disponível para replay a qualquer momento na Red Bull TV, vimos uma prova masculina muito “acelerada”, como sempre, com os favoritos sempre a “puxar” pelo pelotão. Num confronto que é também habitual, os suíços Mathias Flückiger e Nino Schurter chegaram aos últimos kms “taco a taco” e… caíram. Flückiger diz que “as corridas são assim mesmo”, Schurter culpa Flückiger pelo sucedido…

Entretanto, foi o italiano Luca Braidot que aproveitou para alcançar a sua primeira vitória no circuito UCI de XCO, e logo sagrando-se campeão do mundo! “Nem acredito que é o meu nome que está a ser dito pelo speaker…”, exclamou. O sul africano Alan Hatherly ficou em 2º lugar, Flückiger recuperou até ao 3º, Schurter em 4º e, com 5º lugar, o também suíço Filippo Colombo.

Entre as senhoras, menos emoção: Loana Lecomte sagrou-se campeã do mundo ao deixar a sueca Jenny Rissveds a oito segundos e a suíça Alessandra Keller a 24 segundos, 2º e 3º lugares, respetivamente. Resultados completos abaixo:

PUB
Orbea Genius Dealers

Na vertente de XCC, ainda na 6ªfeira, os resultados foram outros, mas com os “conhecidos” do costume, de certa forma. Na categoria de elites dos homens, também os suíços em grande destaque, sempre: Filippo Colombo venceu ao sprint o compatriota Mathias Flückiger, bem como o sul africano Hatherly. Nino Schurter ficou em 4º lugar e Braidot em 5º. Percebe-se bem quem está a andar mais nesta altura do ano…

Na categoria feminina de elites, ficou Jenny Rissveds com a “coroa” de campeã do mundo de XCC. com a suíça Alessandra Keller em 2º lugar e Jolanda Neff, outra helvética (e campeã olímpica! de XCO), em 3º lugar.

PUB
Cube Stereo ONE

Mais info:


Imagens: UCI MTB

Também vais gostar destes!