Efapel e Feirense vão competir este domingo no Circuito de Getxo-Memorial Hermanos Otxoa, em Espanha. As equipas portuguesas estarão num pelotão que contará com equipas do World Tour e algumas figuras do ciclismo, como é o caso do campeão mundial Mads Pedersen.

- - - Pub - - -

Shimano Deore 12v

Para ambas as formações é a oportunidade de regressar à competição em provas de fundo, algo que não acontece desde março, na Clássica da Primavera. A única ação desde a retoma foi no início de julho, com o contra-relógio da Prova de Reabertura, em Anadia.

“Para a nossa estrutura profissional Efapel é importante estar presente na Clássica de Getxo, por ser uma competição que apresenta um pelotão de grande nível, com grandes figuras do ciclismo mundial. Deste modo partimos com a ambição de honrar as nossas cores e felizes pela retoma do calendário”, afirmou Rúben Pereira, diretor desportivo da Efapel.

Os eleitos foram: os portugueses António Carvalho, Tiago Machado, Rafael Silva, Tiago Antunes e César Fonte, o espanhol Gerard Armillas e o colombiano Nicolas Saenz.

Já Joaquim Andrade garantiu que o Feirense vai “correr com a esperança da vitória” e de ser protagonista, apontando pelo menos a um top dez. “Esta é uma prova aliciante para os nossos corredores, que vão estar em confronto direto com algumas das melhores equipas do mundo”, salientou, citado pelo Correio da Feira.

O diretor desportivo escolheu para a corrida os portugueses Rafael Reis, Afonso Eulálio, António Ferreira, Bernardo Saavedera e Gonçalo Amado e os espanhóis Óscar Pelegrí e Jesús Arozamena.

Movistar, Trek-Segafredo, UAE Team Emirates, NTT e Bahrain-McLaren serão as equipas do World Tour presentes, aproveitando a presença em Espanha depois da Volta a Burgos.

Mais portugueses em prova

O Circuito de Getxo-Memorial Hermanos Otxoa é uma prova de um dia com história no País Basco, preparando-se para a 75ª edição. Em 1994 foi ganha por Orlando Rodrigues, então ao serviço da Artiach-Nabisco.

Neste domingo mais portugueses estarão a competir. É o caso dos gémeos Oliveira, que farão assim a sua retoma na competição na UAE Team Emirates. Vão ajudar o sprinter Fernando Gaviria na luta por mais uma vitória. No caso de Rui será mesmo a sua primeira corrida em 2020. O ciclista de Gaia partiu a clavícula em janeiro numa prova de pista e quando se preparava para regressar à estrada, em março, a pandemia levou à suspensão do calendário.

Daniel Viegas também foi um dos eleitos na Kometa Xstra (formação Continental), equipa de Alberto Contador e Ivan Basso.

Podes ver aqui a lista completa de inscritos, via ProCyclingStats.

GoRide

Subscreve a Newsletter GoRide!

Todos os artigos diretamente no teu email.