A 3 de junho próximo, Dia Mundial da Bicicleta, será exibido em cinemas de Lisboa e do Porto o documentário “Ride For Your L1fe”, uma narrativa que apresenta o dia-a-dia da Team Novo Nordisk, uma equipa profissional  composta na totalidade por ciclista que vivem com diabetes tipo 1.  

PUB
Cube Stereo ONE

A exibição do documentário irá ter lugar nos cinemas NOS do Centro Colombo, em Lisboa, e do NorteShopping, no Porto, pelas 11 horas, seguida de um debate envolvendo os atletas da equipa e alguns convidados especiais.

O objetivo é discutir a importância do exercício físico como parte essencial de um estilo de vida saudável e inspirar todas as pessoas com diabetes a perseguirem as suas aspirações sem limites. A entrada é gratuita, sujeita apenas a registo no site oficial do projeto.

O documentário conta com a presença de David Lozano e Logan Phippen, dois corredores em destaque na Team Novo Nordisk, que irão partilhar os seus testemunhos nestas sessões de exibição em Lisboa e no Porto. 

Alguns dos ciclistas da equipa Team Novo Nordisk.

Durante o ano de 2021, o cineasta dinamarquês Peter Alsted acompanhou a equipa, juntamente com médicos, nutricionistas, mecânicos e pilotos de apoio, registando todos os momentos de preparação e de competição. o resultado é o documentário “Ride For Your L1fe”.  

PUB
Giant TCR 2024

David Lozano, ciclista espanhol de 34 anos, descobriu que tinha diabetes tipo 1 aos 18 anos, quando começou a perder a visão do olho direito. Nessa altura estava a tornar-se profissional na equipa espanhola MSC Bikes e já tinha sido considerado o melhor ciclista de BTT em Espanha, tendo conquistado mais de 11 títulos de campeão espanhol de BTT e ciclocrosse.  

Em 2012, Lozano ingressou na Team Novo Nordisk e tem participado em várias competições a nível mundial. Através da sua presença no ciclismo, David Lozano deseja aumentar a consciencialização sobre a doença, inspirando outras pessoas com diabetes a alcançarem os seus sonhos. 

Já Logan Phippen foi diagnosticado com diabetes tipo 1 aos 24 anos e foi precisamente isso que o motivou a seguir em frente com o seu sonho de se tornar ciclista profissional. Com ajuda médica voltou aos treinos uma semana depois e, em 2016, ingressou na Team Novo Nordisk.  

“Somos uma equipa única e temos uma mensagem única para transmitir. O trabalho que cada membro desta equipa faz é o que nos sustenta, e este filme também é para eles”, diz o CEO e co-fundador da Team Novo Nordisk. “Somos 18 pessoas que fazem parte desse universo de 500 milhões e que competem ao mais alto nível do ciclismo profissional, semana após semana, mês após mês e ano após ano”, salientou. 

“O ‘Ride For Your L1fe’ é um documentário inspirador que nos desafia a todos e que nos mostra que a doença, quando devidamente controlada, não impede a concretização de um sonho como aquele que é aqui contado e em que a superação e o foco dos seus protagonistas servem de exemplo a quem lida diariamente com a doença”, enfatizou a diretora-geral da Novo Nordisk Portugal, Paula Barriga.

PUB
KTM E-Bikes BTT

A Team Novo Nordisk foi fundada em 2012 e é formada por 18 ciclistas de 13 nacionalidades diferentes.  

Três ciclistas da Team Novo Nordisk no pelotão numa das etapas da Volta à Hungria.

Mais info: 

Lê também:

Bike Check: Cervélo ZFS-5 e Pinarello Dogma XC, as novas ‘estrelas’ do XC!

Imagens: Instagram @luckylakota / Instagram @davidlozano21 / Instagram @teamnovonordisk Ride For Your L1fe

Também vais gostar destes!