“Pode ser uma má comparação, mas em termos de caráter vejo semelhanças entre Remco Evenepoel e Lance Armstrong”. Esta declaração de Klaas Lodewyck, diretor desportivo da Quick-Step Alpha Vinyl, dará certamente que falar no mundo do ciclismo.

PUB
Prototype

No fundo, os comentários do belga, de 34 anos, antigo corredor da BMC (interrompeu a carreira em 2015, com apenas 27 anos), não têm nada de repreensível, mas pode ser desde logo controverso e delicado fazer comparações, quaisquer que sejam, entre Evenepoel e Armstrong, vencedor de sete Tour que acabou por ser desclassificado no âmbito de um processo sobre doping.

“Lance sempre quis ser o melhor. Remco quer vencer sempre também. Por exemplo, na manhã da última etapa da Vuelta deste ano, Evenepoel começou imediatamente a concentrar-se e a mobilizar a equipa para o Campeonato do Mundo, em Wollongong, que se seguiu à corrida espanhola, e que era o seu objetivo imediato. Isso mostra que ele é determinado, que não abdica de querer ser o melhor e de vencer corridas, e que faz tudo para o conseguir. E a verdade é que tem conseguido”, explicou Lodewyck em entrevista à RIDE Magazine.

O programa de Remco Evenepoel para a próxima temporada está a começar a ganhar forma, apesar não ter sido oficializado. Segundo o jornal belga Het Laatste Nieuws, parece certo que o campeão do mundo fará a Volta a Itália e as clássicas das Ardenas, os seus dois grandes objetivos para o início da temporada.

A confirmarem-se estas perspetivas avançadas pela referida publicação, Evenepoel defenderá a sua vitória de 2022 na Liège-Bastogne-Liège e tentará conquistar uma segunda grande volta, após a vitória na Volta a Espanha este ano.

Isso também deve significar que não se verá a camisola do arco-íris no próximo Tour. Ou seja, não haverá campeão do mundo na grande volta francesa pela segunda edição consecutiva, após a ausência de Julian Alaphilippe nesta edição de 2022.

Evenepoel deve começar a temporada cedo, em janeiro, na Volta a San Juan, que venceu em 2020. Depois seguir-se-ia a Volta aos Emirados Árabes Unidos e o Tirreno-Adriático, duas provas onde deverá defrontar Tadej Pogacar.

PUB
Specialized Levo

Fotografia: Klaas Lodewyck Twitter

Também vais querer ler…

Alpecin-Deceuninck confirmada na Figueira Champions

 

PUB
TrekFest 2024

Também vais gostar destes!