Diogo Narciso conseguiu alcançar o 2º lugar na prova de scratch sub-23 no Campeonato da Europa de Pista que está a ser disputado na Anadia, em Portugal.

PUB
Orbea Genius Dealers

Diogo sucede assim a Rui Oliveira, que conquistou a prova há exatamente dez anos, dando continuação ao bom trabalho desenvolvido pela seleção nacional de pista. O atleta português ficou muito perto do 1º lugar, mas Phillip Mathiesen (Dinamarca) foi o mais forte. Em 3º e a representar os Países Baixos terminou Elmar Abma.

Diogo comentou no final da prova: “Sinto-me muito feliz. Triste por um lado, mas muito feliz por outro. Já tenho duas medalhas de prata na corrida por pontos e é a minha primeira medalha de Scratch. Foi até à última. Tentei a primeira vez, mas os adversários fecharam.

A segunda vez já foi perto do final. Iam dois atletas fugidos e eu passei direto para tentar a vitória, mas o dinamarquês ganhou força na última curva e passou-me. Claro que queria muito vestir a tão desejada camisola porque já a ando a perseguir há muito tempo, mas sei que a vou vestir um dia”.

O segundo melhor resultado da seleção nacional neste Campeonato da Europa de Pista foi atingido por Gabriel Batista que terminou em sétimo lugar na corrida de eliminação de juniores masculinos. Posição ainda mais louvável derivado ao facto do atleta nacional ter caído na volta inicial.

PUB
Selle SMP

Nesta prova, os lugares cimeiros ficaram atribuídos a Davide Stella (Itália)  no primeiro lugar, Žak Eržen (Eslovénia) em segundo e Collin Westbroek (Países Baixos) em terceiro.

“Foi um dia extremamente positivo e terminámos em excelência. Estou extremamente satisfeito com todos os atletas. Digo desde o início que estamos aqui para promover o desenvolvimento e a progressão dos atletas mais jovens e isso está a acontecer. Os juniores não têm corridas a este nível e, mesmo correndo pela primeira vez, conseguiram ter resultados muito bons e inspiradores para o futuro deles”, explicou Gabriel após a prova.

Paulo Fernandes terminou em 18º na prova de 1 km de contrarrelógio de juniores masculinos; Daniela Campos terminou em 10º lugar na prova de scratch sub-23 femininas; Marta Carvalho faz 9º lugar na prova feminina de eliminação juniores.

PUB
Specialized Levo

O selecionador nacional de pista acrescentou também algumas declarações sobre as prestações lusas: “O Diogo Narciso é o atleta mais experiente desta seleção e esteve ao mais alto nível. Não conseguiu sair daqui campeão da europa por pouco e tem muito mérito na corrida que fez. Deu tudo o que podia dar, está de parabéns. Estamos muito orgulhosos”.

Mais info:

Lê também:

Nacionais de Ciclismo: João Almeida é campeão nacional de contrarrelógio

Imagens: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!