Depois do caótico contrarrelógio por equipas de abertura desta Vuelta 2023, repleto de incidentes e críticas, e de que resultaram diferenças mais significativas do que se previam entre as principais equipas e corredores do pelotão, a segunda etapa não foi muito diferente.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Para prevenir mais quedas – e com maior gravidade –, a organização correspondeu às recomendações dos ciclistas e neutralizou a parte final da etapa que terminou no simbólico Montjuic, anulando, para os homens da classificação geral, a competição que se perspetivava para essa subida – que oferecia bonificações de tempo para os primeiros.

Assim, os tempos da etapa foram tomados numa meta virtual a nove quilómetros da real, por isso tudo igual entre os candidatos. Tudo igual, se excetuarmos as mazelas das quedas sofridas para Primoz Roglic e Geraint Thomas, ainda que ligeiras.

Hoje, ao terceiro dia, a corrida deixa a chuvosa Catalunha e irrompe em Andorra para a primeira etapa de montanha, isso se as condições climatéricas melhorarem substancialmente e o permitirem.

Montanha madrugadora, e que montanha! Duas subidas de primeira categoria nos últimos 40 quilómetros da etapa e a última especialmente dura e a coincidir com a meta. Espere-se (se S. Pedro autorizar, reforce-se) resultados imprevisíveis neste primeiro embate entre os líderes e que haja algum (alguns) que possa(m) despedir-se desde já da camisola vermelha.

Logo, todos os cuidados serão poucos – e não só se as estradas estiverem molhadas na longa descida de Ordino – entre candidatos, que certamente entrarão em cerrada marcação.

PUB
Specialized Levo

Aguarde-se, igualmente, quem, achando-se forte, pretenda passar ao ataque para tentar surpreender os oponentes diretos nalguma fraqueza. Não deverá espantar que a Jumbo-Visma comece a jogar com o seu poderoso “comboio” de montanha para os dois “patrões”, Roglic e Vingegaard.

Ou até a própria UAE Emirates, embora mais com vista a primeira oportunidade de algum dos líderes, João Almeida e Juan Ayuso, estabelecer o mais cedo possível na corrida a hierarquia interna.

Lê também:

Diário da Vuelta 2023: Emirates de João Almeida não começa bem

Imagens: Vuelta Twitter          

PUB
Giant TCR 2024

Também vais gostar destes!