No próximo domingo, 31 de março, acontecem as edições 108 (masculina) e 21 (feminina) da Volta a Flandres.

PUB
TrekFest 2024

Antuérpia será o local de partida do pelotão masculina para 271 quilómetros até Oudenaarde, onde será coroado o sucessor de Tadej Pogacar (UAE Emirates). Os organizadores fizeram algumas alterações no percurso, mas estas dizem apenas respeito aos dois primeiros terços.

As alterações feitas nos primeiros 100 quilómetros da corrida estão relacionadas com a segurança. Procuramos estradas mais largas para que o pelotão tenha espaço suficiente para pedalar. “Poderá render médias elevadas nas primeiras horas de prova. Esta alta velocidade acaba por contribuir para o andamento da prova e para as escolhas estratégicas das equipas”, explica o diretor da prova, Scott Sunderland, antes de continuar.

 

PUB
Giant TCR 2024

“Optamos por modificar o percurso dos homens e torná-lo idêntico ao das mulheres. Uma escolha de igualdade, mas sobretudo de segurança. Após a primeira subida do Paterberg, os corredores irão pedalar em estradas onde será muito mais fácil ter uma visão geral da situação. A rota para o Koppenberg será mais direta e a descida e a curva fechada logo antes da subida serão removidas […] A segurança é nossa principal prioridade. Queríamos também adaptar o percurso até a forma como o pelotão rola. Foi o que fizemos com esta mudança, que também significa o desaparecimento do Kortekeer e do Kanarieberg. O Kapelleberg estreia-se”, acrescenta o australiano.

 

PUB
Riese & Müller Multitinker

Do sopé do Koppenberg até à chegada a Oudenaarde encontraremos então o percurso clássico, com a sequência Mariaborrestraat, Steenbeekdries, Stationsberg e Taaienberg, seguindo-se o Oude Kruisberg/Hotond, perante o famoso Old Quaremont – onde Tadej Pogacar voou baixinho em 2023 – e o Paterberg. No topo desta última, faltarão 13 quilómetros para chegar à meta.

Prevista para chegar mais de uma hora depois da prova masculina, a prova feminina terá 163 quilómetros de extensão, com largada e chegada em Oudenaarde. Detentora do duplo título, a campeã mundial Lotte Kopecky (SD Worx-ProTime) será o alvo a abater.


Créditos da imagem: Volta a Flandres – https://twitter.com/RondeVlaanderen/status/1688229696649957377/photo/2

Também vais gostar destes!