O nosso amigo David Cachón continua a “palminhar” terras espanholas e a presentear-nos com aventuras em cima da bicicleta. Desta vez a ação tem lugar em Burgos, cidade bem a norte de Espanha, e na sua catedral emblemática com mais de 800 anos…

PUB
Nova Mondraker Dune

Como enaltece David, “felizmente temos lugares como Burgos que por vezes escondem um microclima especial e nos surpreendem com temperaturas ligeiramente mais baixas do que noutras regiões. Graças a isso pudemos desfrutar de um dia inteiro de BTT sem ‘morrermos’ de calor”.

Para esta ocasião, David decidiu trilhar alguns percursos próximos da capital castelhana com uma e-bike de montanha muito versátil, já que o seu fotógrafo, Ismael Ibáñez, que é natural desta zona, também anda numa bicicleta elétrica do género.

“Mas também aproveitámos para fazer passeios turísticos e admirar a antiga Sé Catedral. Também provámos as tapas de morcela no bar Manolin’s (Norte Gastro Bar), este que é de um velho amigo dos nossos tempos de BMX, e que agora é um ciclista de montanha experiente. Se passares por Burgos recomendamos a visita…”, conta-nos David.

PUB
Orbea Genius Dealers

Apesar de mais aceites nos dias de hoje, ainda existe quem olhe de lado para as bicicletas elétricas… como se não fossem “verdadeiras”. Mas David, por outro lado, só lhes deixa elogios. “As e-bikes abriram-nos um mundo incrível, no meu caso são uma ferramenta super útil para explorar novos lugares, subir a áreas montanhosas mais complicadas ou apenas para aproveitar ao máximo o meu tempo e andar em todos os trilhos locais em poucas horas. Assim o fizemos em Burgos e desta forma descobrimos que a cidade alberga uma infinidade de divertidos caminhos que rodeiam o castelo”.

Mas não são só as e-bikes que deixam David Cachón espantado, é Burgos que o surpreende mais! “Quando caminhamos pelas ruas de Burgos é como se estivessemos dentro de um livro de história. A parte velha da cidade está repleta de edifícios medievais e as ruas empedradas transportam-nos para outros tempos. A jóia da coroa é a imponente catedral gótica de Burgos, que domina o horizonte”.

“Se és um amante da natureza, estás com sorte. Burgos está rodeado de paisagens impressionantes. Podes fazer uma excursão ao Parque Natural Hoces del Río Duratón, no qual consegues admirar imponentes falésias e observar aves de rapina em pleno vôo, por exemplo. Outra opção é visitar o Parque Natural de Fuentes Carrionas e Fuente Cobre-Montaña Palentina, onde podes caminhar e desfrutar da tranquilidade da natureza”.

PUB
Cube Stereo ONE

Mas, como tudo o que é bom acaba depressa, o final feliz assim não aconteceria se a comida não estivesse na presente na equação… “Depois de absorver a cultura e a história, foi hora de nos deliciarmos com a gastronomia local. Burgos tem fama pela sua deliciosa morcela, uma salsicha única e saborosa, mas podemos ainda saborear pratos tradicionais como o borrego assado, que se desfaz na boca, ou saborear umas tapas acompanhadas por um bom vinho da região”.

Mais info:

Lê também:

David Cachón leva-nos a ‘pedalar’ no deserto [com vídeo]

Imagens: Ismael Ibáñez

Também vais gostar destes!