O colombiano Daniel Martínez (BORA-hansgrohe) venceu no Alto da Foia e conquistou a camisola amarela, batendo o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) no final da segunda etapa da Volta ao Algarve, uma tirada de 171,9 quilómetros que teve início em Monchique.

PUB
Orbea Genius Dealers

Sob vento forte nos derradeiros dois quilómetros e com o ritmo imposto pela Soudal, ninguém ousou atacar e foi uma subida por eliminação. Remco Evenepoel correspondeu ao trabalho da sua equipa e atacou nos 400 metros da meta para tentar vencer, mas a oposição pronta do vencedor da corrida algarvia em 2023, Daniel Martínez.

Num sprint de força entre dois dos principais candidatos ao triunfo final, impôs-se o colombiano. O belga cruzou meta com o mesmo tempo, em segundo lugar. O terceiro, a 6 segundos, foi Sepp Kuss (Visma-Lease a Bike).

No final, Daniel Martinez descreveu o final da etapa e como conquistou o triunfo. “Tínhamos rivais bastante fortes. A Soudal Quick-Step fez um trabalho excecional e tiramos partido disso. No sprint tive boas pernas e terminei muito bem”, explicou o colombiano antes de voltar com mais detalhes sobre a sua estratégia para o sprint final, disputado em condições especiais com forte vento contrário.

PUB
Giant TCR 2024

“No final já estava à espera que Remco começasse o sprint. Quando ele saiu a 400 metros do final, sabia que eu se fizesse a última curva à frente seria difícil a ele ultrapassar-me”, explicou.

Envergando a camisola amarela com 4 segundos de vantagem sobre Evenepoel, Martinez sabe que ainda tem um longo caminho a percorrer para conseguir revalidar o título conquistado no ano passado.

“Sim, vim com a mentalidade de estar muito bem aqui. Os rivais e o nível aqui em Portugal são bastante elevados. Hoje foi um dia importante, passámos um bom momento, estamos ansiosos pelos próximos passos. Os meus companheiros estão muito forte, embora infelizmente Alex (Alexander Hajek) tenha desistido hoje [ontem].”

A próxima batalha para a classificação geral realiza-se este sábado, com o sempre decisivo contrarrelógio antes do final no Malhão, no domingo.


Créditos da imagem: Federação Portuguesa de Ciclismo – https://www.fpciclismo.pt/noticia/daniel-martinez-vence-duelo-com-remco-evenepoel-na-foia

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Também vais gostar destes!