As chuvas e o mau tempo já se fizeram sentir ao longo de todo o país e agora, o frio, que é também um fator que influencia as diretrizes de uso e conservação dos pneus das bicicletas. Mas, não te preocupes, a Pirelli preparou um pequeno guia para nos ajudar!

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Sim, nesta altura do ano as estradas ficam mais sujas e escorregadias, o que aumenta exponencialmente o risco de furos ou acidentes. Contudo, a prevenção é sempre a melhor solução e começa com a escolha do pneu certo, e passa para a sua boa manutenção.

Qual é o pneu ideal?

Podemos fazer uma comparação direta com ao automóveis, por exemplo: os pneus de verão possuem menos “rasgos” e padrões mais suaves. Nas bicicletas é igual, para enfrentar as chuvas, as areias e os pequenos detritos arrastados para as estradas nesta altura precisamos de um pneu mais resistente, de padrão mais agressivo e, idealmente, mais largo.

No caso do BTT, a Pirelli aconselha pneus com mais “tacos” e mais altos, para que se possam adaptar melhor às condições do terreno. A este seleção, podemos também diminuir a pressão que usamos (a Pirelli aconselha a baixar a pressão em 0.3 bar para melhorar a tração e reduzir o risco de furo), mantendo sempre em conta os valores mínimos de utilização.

Manutenção dos pneus

Claro, isto depende imenso da vertente que praticas: Btt, estrada, gravel… Embora, existam dicas transversais a todas estas. Com o tempo frio, por exemplo, a pressão dissipa-se mais rápido, pelo que é importante manter o controlo da pressão dos nossos pneus.

PUB
KTM E-Bikes BTT

É também muito importante, como refere a fabricante de pneus italiana, verificar as tabelas de relação pressão/peso do ciclista, e ter em conta se vamos carregados em modo bikepacking ou não.

Após a nossa volta ou treino, é aconselhado limpar a superfície dos pneus “para evitar reação químicas provocadas pelas areia, pedras e detritos provenientes da estrada”, explica a Pirelli. Para quem armazena a bicicleta durante o inverno, pode baixar para metade a pressão dos pneus durante o período em que não é utilizada.

PUB
Giant TCR 2024

Isto aliado a um bom local de armazenamento, fresco, seco e sem exposição direta à luz solar, aumenta e preserva a borracha constituinte dos pneus.

Recomendações Pirelli

Se és estradista, os Pirelli P Zero Race 4S podem ser uma ótima solução: o composto SmartEVO confere suavidade e aderência, explica a marca. Ah, e podem ser utilizados tanto como câmara de ar como em modo tubeless.

 

O gravel não foi esquecido, e aqui a marca sugere duas opções consoante o tipo de gravel: o Cinturato Velo, para gravel ligeiro e estrada. Pode quase ser visto como um pneus de estrada muito reforçado. Se é mesmo o “full-gravel” que procuras, deve optar pelo Cinturato Gravel S, preparado para todas as condições…

Para quem não larga as Btt, seja em que vertente for, a gama Scorpion pode ter uma opção válida, com um composto suave e que provém de muitos estudos efetuados em motoross e, como tal, conta também com opções para e-bikes.

PUB
Specialized Levo

Para os “commuters” que nem com o frio trocam a bicicleta pelo carro, os Angel DT Urban e os seus 5mm de proteção extra prometem não de deixar apeado a meio das tuas deslocações. Podes consultar mais informação no site oficial da marca, link abaixo.

Mais info:


Imagens: Pirelli

Também vais gostar destes!