Nelson Oliveira foi nono classificado no contrarrelógio da quarta etapa do Critérium du Dauphiné, hoje, que foi ganho pelo dinamarquês Mikkel Bjerg (UAE Emirates), novo líder da classificação geral.

PUB
Prototype

Bjerg, de 24 anos, foi o mais rápido nos 31,1 quilómetros entre Cours e Belmont-de-la-Loire, que cumpriu em 37.28 minutos, 12 segundos mais rápido do que o compatriota Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), segundo, e 27 do que o francês Rémi Cavagna (Soudal Quick-Step), terceiro.

“É muito emocionante esta primeira vitória entre os profissionais, trabalhei muito para consegui-la”, afirmou Mikkel Bjerg. “Esta manhã ainda duvidava de mim mesmo, achei o percurso muito difícil, mas a equipa tranquilizou-me”, continuou o nórdico da UAE Emirates.

PUB
TrekFest 2024

“Não fui no limite na primeira subida e também não arrisquei muito na descida. Depois, sim, pedalei mais forte. Na última subida, a 5 quilómetros da chegada, soltei toda a minha força. Tinha dito ao meu treinador que queria conquistar a camisola amarela, não tinha nada a perder”, admitiu Bjerg.

PUB
TrekFest 2024

“Agora vou trabalhar a favor de Adam Yates, temos grandes ambições para o fim de semana. E tenho certeza que o Tadej (Pogacar) esteve a ver-me, viu que estou pronto a ajudá-lo no Tour”, conclui o corredor que já esteve no Tour em 2021 e 2022 ao lado do líder esloveno.

Oliveira concluiu o exercício com mais 1.02 minutos do que vencedor, enquanto Ivo Oliveira (UAE Emirates), recente vencedor do prólogo das Boucles de La Mayenne, foi 64.º, a 3.29 minutos.

O dia provocou grandes diferenças na tabela da geral individual, tendo Bjerg uma liderança de 12 segundos para Vingegaard, o campeão do Tour e grande favorito à vitória, com o britânico Fred Wright (Bahrain-Victorious) em terceiro, a 34 segundos.

Vingegaard, por seu lado, aproveitou para se colocar na dianteira entre os favoritos à prova, antecâmara da Volta a França, numa corrida em que foi segundo em 2022, atrás do esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), este ano ausente após vencer a Volta a Itália.

Amanhã, as colinas continuam a testar o pelotão na quinta etapa, com 191,1 quilómetros entre Cormoranche-sur-Saône e Salins-les-Bains.

Classificações

Lê também:

Combativo Derek Gee prolonga contrato ‘à Ayuso’

PUB
Specialized Levo

Imagens: Movistar Team Twitter e Dauphiné Twitter

 

Também vais gostar destes!