A Clássica Aldeias do Xisto deste ano servia para decidir o vencedor final da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Elite, e é certo que a corrida trouxe emoções até ao fim… Vitória na Clássica para Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor), com Rafael Silva a sagrar-se o campeão da referida Taça. O ciclista da Efapel Cycling ficou no 4º lugar ontem, classificação que foi suficiente.

PUB
Nova Trek Supercaliber

Começou na Aldeia do Xisto de Mosteiro, em Pedrógão Grande, e terminou na Aldeia do Xisto da Aigra Nova, em Góis. Foram 148,8 quilómetros em que o pelotão foi anulando algumas tentativas “tímidas” de fuga.

A subida de 3.700 metros que culminava na meta da prova levou a que Frederico Figueiredo e Mauricio Moreira se juntassem, na frente, a Artem Nych, todos da mesma equipa. Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) acompanhou, por ter ainda aspirações ao triunfo na Taça de Portugal.

Por sua vez, a Efapel Cycling “recrutou” os trepadores da equipa para o apio a Rafael Silva, que chegaria assim ao fim da Clássica Aldeias do Xisto em 4º lugar, mas também no topo da classificação geral.

Nesta Clássica, Frederico Figueiredo, apesar de ser o único elemento da Glassdrive-Q8-Anicolor na cabeça do pelotão, venceu isolado, e pela segunda vez consecutiva, refira-se. Luís Gomes foi segundo, a 4 segundos, e Artem Nych fechou o pódio do dia, a 5 segundos.

PUB
Nova Trek Supercaliber

Este foi o terceiro ano consecutivo em que Rafael Silva chegou à última prova da Taça na frente da geral. Nas épocas anteriores perdeu sempre para Luís Gomes, mas este ano conquistou mesmo a edição de 2023 da Taça de Portugal.

O pódio da Taça de Portugal de elite ficou composto por Rafael Silva, com 160 pontos, seguido de Luís Gomes, com 141, e de Mauricio Moreira, com 127. A Glassdrive-Q8-Anicolor venceu a Taça na classificação de equipas.

Mais info e classificações:

Lê também:

Glassdrive/Chanceplus/Allegro decisiva na vitória de Cristiana Valente na primeira prova da Taça de Portugal [com vídeo]

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Imagens, vídeo e fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Também vais gostar destes!