Apesar de o Campeonato do Mundo ter sido, no último fim de semana, o clímax da temporada de ciclocrosse 2022/2023, a disciplina ainda não fechou a época. Este sábado, disputou-se a oitava e última ronda do troféu Superprestige, em Middelkerke (Bélgica).

PUB
Beeq

Na ausência da campeã europeia e mundial Fem van Empel (Jumbo-Visma) e da vice-campeã mundial e campeã europeia de Sub-23, Puck Pieterse (Alpecin-Deceuninck), foi a compatriota Ceylin del Carmen Alvarado que venceu.

 

A neerlandesa da Alpecin-Deceuninck triunfou após ter-se isolado desde as primeiras voltas, superiorizando-se por 30 segundos a Lucinda Brand (Baloise Trek Lions), também dos Países Baixos e à também compatriota Annemarie Worst (777), por 41 segundos.

PUB
Giant TCR 2024

Com a quinta vitória em oito jornadas do Superprestige, Alvarado conquista a classificação geral da competição. A sua mais direta concorrente ao troféu, a neerlandesa (mais uma!) Inge van der Heijden (777) ficou apenas no quarto lugar, longe da corredora de ascendência dominicana, que termina o Superprestige com 110 pontos contra 103 de Van der Heijden.

“Sabe muito bem!”, exteriorizou Alvarado logo após a corrida. “É muito bom poder voltar para casa com a vitória na classificação geral e também terminar com uma vitória. Acho que é merecido”, afirmou a corredora, de 25 anos.

“Tinha planeado tentar isolar-me rapidamente, mas ainda assim conseguiu-o um pouco mais cedo do que o esperado. Foi uma forma de desabafar a frustração da semana passada [no Mundial], em que as coisas não correram tão bem com queria. Penso que as minhas capacidades vão continuar a melhorar e na próxima temporada espero estar no topo novamente”, conclui a neerlandesa.

Alvarado sucede assim a Lucinda Brand, vencedora das duas últimas edições da prova, que arrebata pela segunda vez após 2020.

PUB
Prototype

Classificações completas:

Também vais querer ler…

Zoe Bäckstedt e as muitas mudanças na vida da jovem talento britânica [com vídeo]

Fotografias: Superprestige_CX

Também vais gostar destes!