A quarta etapa do Santander Brasil Ride Bahia prometia dificuldades e assim foi. Tiago Ferreira bem perseguiu o líder da prova Henrique Avancini, mas o brasileiro não desperdiçou a oportunidade que conseguiu criar para ganhar tempo na geral. O alemão Andreas Seewald venceu a tirada desta quinta-feira.

PUB
TrekFest 2024

No entanto, o atleta da Canyon Northwave MTB Team já não preocupa na luta pela triunfo na geral, estando a mais de 25 minutos de Avancini, mesmo tendo recuperado 6:18 minutos nos 101 quilómetros (2440 metros de acumulado) que teve pela frente em Guaratinga. Completou a distância da considerada etapa rainha em 3:56.37 horas.

Seewald atacou na fase mais difícil do percurso, numa das subidas, partindo o grupo. Avancini (Cannondale Factory Team) também acabaria por ganhar vantagem e explica no Instagram que fez 60 quilómetros a solo, perseguido pelo grupo de Tiago Ferreira (DMT Racing Team by Marconi).

O português foi quarto na etapa, atrás de Edson Júnior (Caloi Henrique Avancini Racing) – o vencedor da terceira tirada -, a 9:04 minutos de Seewald, ou seja, perdeu quase três minutos para o líder da geral, Henrique Avancini.

PUB
KTM

O brasileiro  lidera desde o primeiro dia e tem agora 4:18 minutos de vantagem sobre Tiago Ferreira, com o compatriota do líder, Edson Júnior, a fechar o pódio, a 5:37. Os restantes atletas surgem a mais de 20 minutos.

Tiago Ferreira é agora o único português no top dez, com Filipe Francisco (DMT Racing Team by Marconi) a cair para a 11ª posição a 56:04 minutos do líder e a cerca de 14 minutos do 10º classificado, o austríaco Manuel Pliem (Pure Humanpwr KTM)

Na corrida feminina, a brasileira Marcella Toldi soma e segue. Mais uma vitória (só não venceu o prólogo) e é cada vez mais líder. Completou a distância em 5:09.12 horas, com a segunda classificada, a alemã Naima Diesner a cortar a meta mais de 20 minutos depois.

PUB
Selle SMP

A brasileira Daniela Costa foi terceira a 38:31, sendo estas também as três primeiras da geral. Toldi tem 44:50 minutos de vantagem de Diesner, com a compatriota a ter 1:08.45 horas de diferença.

Entre as portuguesas, Ilda Ferreira (Casa Myzé Team) desceu uma posição, ocupando a sexta a 2:36.24 horas da liderança. Andreia Freitas (BTT Seia) é sétima classificada, a 3:29.32.

De referir que nas duplas mistas, a portuguesa Celina Carpinteiro e o brasileiro Thales Souza (BTT Loulé Elevis Seleção Castroalvense MTB) mantêm-se líderes, com mais de 30 minutos de vantagem.

A quinta etapa (de sete) não se apresenta como mais fácil… Será o regresso a Arraial d’Ajuda, onde a prova começou, com início em Guaratinga. 135 quilómetros e 2200 metros de acumulado esperam pelos corredores.

Fotografias: @wtogumi/@nicooferri/@robelinky/@ngfotos/Facebook Brasil Ride Bahia

Também vais querer ler…

OQUO: nasce uma nova marca de rodas para BTT

PUB
BH GravelX

Também vais gostar destes!