Edson Júnior venceu a terceira etapa do Santander Brasil Ride Bahia no dia em que Tiago Ferreira saltou para o segundo lugar da geral. No entanto, Henrique Avancini continua na liderança quando ainda falta muito para pedalar.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Os corredores “mudaram-se” esta quarta-feira para Guaratinga, onde fizeram 57,4 quilómetros, com 1068 metros de acumulado. Este trio acabou por ficar na frente e discutir a vitória, que sorriu ao brasileiro Edson Júnior (Caloi Henrique Avancini Racing), completando a distância em 4:50.35 horas.

Avancini (Cannondale Factory Racing) e Tiago Ferreira (DMT Racing Team by Marconi) foram segundo e terceiro, respetivamente, a um segundo do vencedor.

A restante concorrência ficou muito longe. O alemão Andreas Seewald (Canyon Northwave MTB Team) cortou a meta a 3:06 minutos. Depois surgiu o austríaco Manuel Pliem (Pure Humanpwr KTM) a… 15:09 minutos.

Isto significa que esta terceira etapa colocou Tiago Ferreira como o principal rival de Avancini, que lidera desde o primeiro dia. São 1:32 minutos a separá-los, com Edson Júnior a subir agora ao último lugar do pódio, a 2:52.

PUB
KTM

O quarto classificado, o brasileiro Sherman Paiva (4Fun Bike Center/Taubaté), está a 19:17 minutos de Henrique Avancini.

Há mais um português no top dez, com Filipe Francisco (DMT Racing Team by Marconi) a subir ao sétimo posto, a 25:31.

Nas senhoras, Marcella Toldi continua a cimentar a liderança, voltando a vencer (6:04.02 horas) e com 12:57 minutos de vantagem sobre a também brasileira Daniela Costa (Avulso).

PUB
KTM

Isto faz com que Toldi seja primeira classificada do Brasil Ride Bahia com 24:30 minutos de vantagem sobre a alemã Naima Diesner, que foi terceira na etapa, perdendo de uma assentada mais de 13 minutos. Daniela Costa fecha o pódio a 30:14.

Entre as duas portuguesas em prova, Ilda Ferreira (Casa Myzé Team) subiu ao quinto lugar, estando a 1:12.07 da liderança, enquanto Andreia Freitas (BTT Seia) é sétima, a 2:10.59. Fecharam a etapa nesses mesmo lugares.

De referir ainda que há uma portuguesa na liderança de uma das classificações. A veterana Celina Carpinteiro e o brasileiro Thales Souza (BTT Loulé Elevis Seleção Castroalvense MTB) estão em primeiro nas duplas mistas, com 30:54 minutos de vantagem sobre a dupla brasileira Fábio Oliveira e Daniele Rios (Seleção Castroalvense MTB Dantas Bike).

A quarta de sete etapas volta a realizar-se em Guaratinga e terá 101 quilómetros e 2440 metros de acumulado.

Fotografias: @ngfotos/@alemaosilvafoto/@wtogumi/@robelinky/@nicooferri/Facebook Brasil Ride

Também vais querer ler…

Bike Check: Serial 1 Bash/MTN e Switch/MTN, as BTTs à imagem da Harley Davidson! [com vídeos]

PUB
KTM

Também vais gostar destes!