Adoramos escrever sobre uma prova ou sobre evento quando… fizemos parte dele! A nossa relação com o Brasil Ride já vem de trás, bem antes de existir o GoRide. E louve-se o início da história deste evento, quando um aficionado de bicicletas e de BTT, Mário Roma (que é português, curiosamente), decide organizar uma ultra maratona de BTT por etapas no Brasil, isto na zona de Salvador da Bahia.

PUB
Nova Trek Supercaliber

Foi há uma década que por lá andámos pela primeira vez e agora regressámos, e mais uma vez com um companheiro de dupla que dispensa apresentações: Marco Chagas.

Nuno Margaça e Marco Chagas, dupla GoRide – Clube Ciclismo Marco Chagas.

Atualmente, o Brasil Ride Bahia assenta as suas duas principais bases em Arraial DAjuda e em Guaratinga, no estado da Bahia, sendo o primeiro um dos locais mais emblemáticos do país.

BRASIL RIDE BAHIA - STAGE 7

Uma localidade fantástica, que respira tranquilidade e tem excelentes praias, uma gastronomia fenomenal, uma biodiversidade contagiante e, acima de tudo, sabe receber como ninguém os mais de 500 participantes, oriundos de 17 países diferentes, isto nesta edição de 2023.

PUB
Beeq

Brasil Ride Bahia 2023: a prova

Foram mais de 500 km ao longo de sete dias, com um desnível acumulado de aproximadamente 10.000 D+. E foi uma organização excecional, com 300 pessoas no staff, percursos magistralmente bem marcados com fitas, tinta e placas, caminhos fantásticos que ligam a praia ao interior do Brasil profundo. Com aquela magia apenas ao alcance de quem lá foi, sentiu, olhou e cheirou esta terra abençoada por Deus…

Tracks fabulosos, alguns muito técnicos. Single tracks de kms e kms, tanto em mata cerrada como em montanhas, estradões áridos e rolantes… Subidas com pendentes perto dos 30 a 35% e com “duração” de quase 6 km… Embora a “cereja no topo do bolo” tenha sido os percursos por baixo das árvores de cacau e no campos de café!

Ao longo da prova, em termos climatéricos mais uma vez o Brasil (e nomeadamente a Bahia) a disponibilizar de tudo um pouco e por vezes excessivo demais… Humidade sempre elevada, e desde fortes chuvadas com 30 graus a duas ou três etapas recheadas de sol e com temperaturas a rondar os 45 graus.

No que concerne à alimentação fornecida pela organização, é na verdade equivalente a qualquer cerimónia digna de festejo, sempre com um repasto fabuloso e muitos sumos naturais. Tudo gratuito!

PUB
Giant TCR 2024

Corrida repleta de estrelas

Uma “chuva” de campeões mundiais, repleta de estrelas e grandes referências do BTT XCM e XCO mundiais. E para mais esta edição marcava a despedida da alta competição do bicampeão mundial Henrique Avancini. E qual é o atleta que não deseja terminar a sua carreira desportiva com uma vitória no seu país e diante o seu público?

No entanto, há um português que já foi campeão mundial e que mais uma vez fez história ao vencer a prova, e por apenas 28 segundos: o nosso Tiago Ferreira.

Venceu a prova à geral diante do bi-campeão mundial Henrique Avancini e de outros atletas UCI e participantes em provas mundiais de XCO e XCM, o que demonstra que o nosso Tiago não é apenas “gigante” em tamanho, mas sim como desportista. E ainda tem muito para dar.

Todos os portugues que estiveram no Brasil Ride deste ano ficaram entre os primeiros lugares das suas classes e das gerais, com Celina Carpinteiro a vencer mais uma vez em duplas femininas (em dupla com uma atleta germânica).

Valério Ferreira e Carlitos Ramos, e também Carlos Santos e Bruno Carrilho, em duplas Master, alcançaram os 2º e 3º lugares, respetivamente. Marco Fernandes, Ricardo Rodrigues e Luís Sousa obtiveram o 2º lugar em Corporate. A “máquina” José Silva ficou a 8 segundos do 15º em Elite. E Filipe Francisco alcançou um brilhante 10º lugar também em Elite. E nós, Marco Chagas e Nuno Margaça, ficámos na 3ª posição na categoria GrandMaster,  entre outros lusos que estiveram sempre ao seu melhor nível.

Enviamos os nossos sinceros parabéns ao Mário Roma pela sua paixão e pela dedicação às bicicletas, e também pela sua resiliência não só em organizar uma ultra maratona deste calibre, com também em organizar provavelmente a melhor prova de BTT por etapas que existe no mundo.

PUB
Beeq

Para nós, a melhor em que já participámos até hoje…

Mais info:


Imagens: Brasil Ride Bahia 2023 e GoRide

Também vais gostar destes!