Muitas bicicletas que podemos comprar nas lojas são exatamente idênticas aquelas que vários ciclistas do World Tour utilizam… Contudo, há sempre lugar a personalização, seja de componentes, seja a nível estético. E há casos em que as alterações são muitas, outros em que estas são escassas… É o que acontece com a Canyon Aeroad CFR da Team Movistar que aqui espreitamos…

PUB
Giant TCR 2024

A “protagonista” é, mais concretamente, a Canyon Aeroad CFR que Emma Norsgaard, da Movistar, utilizou na concentração da equipa que teve lugar em Almeria, Espanha. Foi a própria Movistar que partilhou as características da bike, tal como as fotografias.

Canyon Aeroad CFR Team Movistar 2022

Vê-se assim que a bicicleta da Movistar para 2022 baseia-se na Canyon Aeroad CFR Disc eTap Team Replica Movistar, sendo que as diferenças entre esta versão de origem e a de competição são muito poucas.

Mesmo as cores são praticamente idênticas, o que faz com que eventuais compradores desta “maravilha” se sintam verdadeiros ciclistas profissionais! A bicicleta assenta num quadro de fibra de carbono CFR da Canyon, mais concretamente com fibras Toray 40X, que é um material muito leve e que permite baixar o peso do quadro em 170 gramas em relação ao modelo anterior.

Mantêm-se o cockpit integrado de série, o Canyon CP0018, que tem a particularidade de poder ser modificado: podemos ajustar a largura do guiador dos 390 aos 430 mm, numa tentativa de adaptação em função de cada tipo de uso. Assim evita-se trocar de guiador quando necessário… engenhoso!

Sobre ele Emma leva instalado um ciclocomputador Garmin da gama Edge, ao passo que os porta bidons incorporados são os leves Elite Vico Carbon.

PUB
Beeq

Quando à transmissão, este modelo recorre ao mesmo grupo Sram Red eTap AXS com potenciómetro Quarq que encontramos nas bicicletas de série.

Na bicicleta da atleta da Movistar destacam-se ainda os pratos pintados de preto e não polidos, com uma combinação 52/39t… (50/37t na bicicleta de série). A cassete, por sua vez, é uma Sram Red XG1290 10/28t. Pedais Look Kéo Blade Carbon.

Os 9.299 euros que a Canyon pede pela Aeroad CFR Team Movistar de série, com todo o ‘arsenal’ que esta leva, nem parece assim tanto…

Outro detalhe a ter em conta está relacionado com as possíveis opções que oferecem as rodas Zipp NSW. É que os diferentes perfis disponíveis permitem a cada ciclista fazer uma escolha dependendo de cada situação de treino ou prova.

PUB
Cube Stereo ONE

A bicicleta de Emma Norsgaard tem um set de rodas Zipp 303 NSW com perfil de 40 mm e a pesar 1.352 gramas, enquanto que a de série tem umas Zipp 454 NSW com perfil de 58 mm e um peso de 1.358 gramas. Os pneus são os desportivos Continental Competition ProLTD de 25 mm (os de série são uns Grand Prix 5000).

Como se vê, as alterações são mínimas em relação à bicicleta de série, algo que acaba por ser normal já que a Canyon comercializa um modelo réplica a um preço que, olhando à concorrência neste patamar de qualidade e equipamento, até se mostra muito equilibrado: 9.299 euros.

Ficha técnica Canyon Aeroad CFR Movistar de Emma Norsgaard: 

Quadro: Fibra de carbono CFR // Grupo: Sram Red eTap AXS HRD // Rodas: Zipp 303 NSW // Pneus: Continental Competition ProLTD 25 mm // Pedais: Look Kéo Blade Carbon // Selim: Fizik // Fitas de guiador: Lizard Skins // Bidon: Elite Fly, em porta bidon Elite Vico Carbon // Potenciómetro: Quarq // Ciclocomputador: Garmin Edge

Mais info:


Fotos: Photo Gomez Sport // Canyon // Movistar Team

PUB
Giant TCR 2024

Também vais gostar destes!