Valentina Höll sagrou-se recentemente campeã do mundo na categoria de downhill nos mundais de Glasgow. E aos comandos da sua principal “ferramenta” de trabalho, uma Trek Session de 2023.

PUB
KTM E-Bikes BTT

Esta bicicleta foi completamente redesenhada desde a sua última geração, apresentando uma evolução muito importante em relação à sua antecessora: o pivot superior no triângulo traseiro “oscilante”.

Esta nova configuração obrigou a uma nova abordagem na passagem da corrente, tendo esta agora um tensor que a mantém no sítio e evitando que os pedais girem em sentido contrário (devido à compressão do amortecimento), isto quando estes se encontram ao nível do pivot oscilante.

Estes “pivot altos”, ou mais subidos, segundo a marca “resultam numa suspensão mais suave e que não treme tanto ao ultrapassar obstáculos, mantendo maior inércia e mais aderência ao solo”.

Session High Pivot Animation

O quadro é em alumínio Alpha e oferece uma geometria repensada e que incorpora o característico Minolink (um flip-chip) que “permite controlar a rapidez de reação do amortecedor: mais de 25% para competição e 20% para bike parks, por exemplo”, diz a marca.

PUB
TrekFest 2024

A bicicleta de Valentina Höll está equipada com um conjunto de suspensões composto pela suspensão frontal RockShox Boxxer Ultimate , recém lançada, e pelo amortecedor RockShox Super Deluxe Coil, ambos com 200 mm de curso.

A transmissão é o melhor que a Sram tem no catálogo para downhill: a X01 DH de sete velocidades. A travagem, por sua vez, também está a cargo do fabricante norte-americano, com o conjunto Sram Code Ultimate Stealth.

Vencer o campeonato do mundo não é fácil, nem para Valentina nem para… as rodas! São umas DT Swiss FR1500 de alumínio, “que oferecem ótima resistência para esta vertente do ciclismo”, segundo a Trek.

PUB
Riese & Müller Multitinker

Obviamente que a decoração da bicicleta tinha de ser especial: cinzento no quadro e pormenores vermelhos que combinam com o amortecedor e a suspensão da RockShox.

Mais info:

Lê também:

Novas suspensões RockShox Boxxer: o que muda afinal?

Imagens: Trek Bicycle Facebook // Bartek Wolinski (Red Bull Content Pool)

 

 

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Também vais gostar destes!