Não era novidade que a RockShox tinha uma nova suspensão Boxxer quase pronta a sair… E dizemos quase porque há já dois anos que a podemos ver em competição e em testes com os atletas representantes da marca. Mas agora está também disponível para o público geral. E o que mudou com estas novas suspensões RockShox?

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Estas novidades vão estar disponível em duas versões: a RockShox Boxxer Ultimate e a RockShox Boxxer. As diferenças são algumas e isso, claro, pela tecnologia que a marca incorporou em cada uma das opções.

A Boxxer Ultimate vai estar disponível para ser adquirida em separado com um preço a rondar os 2.279 euros, enquanto a Boxxer vai sair de série em alguns modelos de bicicletas. Mas não é só: a Ultimate integra a tecnologia Charger 3 RC2 damper e a Boxxer a Charger 3 RC damper.

Ambas apresentam um curso máximo de 200 mm e vão acomodar tanto rodas 27,5″ como 29″, podendo também ser utilizadas e bicicletas elétricas. Se o curso máximo for demasiado, existe um kit de redução de curso, que pode reduzir o amortecimento para os 190 ou 180 mm.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Uma das principais diferenças, e preocupação dos atletas, está no aumento da suspensão de 35 para 38 mm de diâmetro, algo que poderia tornar a condução da bicicleta demasiado rígida.

A Rockshox garante que teve isto em conta, e a flexão e absorção de impactos foi otimizada para que tal não se sucedesse… Contudo, este aumento de robustez levou também a um ganho de 200 gramas no conjunto.

Esta preocupação fez com que a marca introduzisse a tecnologia DebonAir+ twin-tube spring, que é uma mola contida num “cartucho” que encaixa dentro da suspensão de 38 mm.

Apesar do desafio e do design completamente novo, o fabricante admite ter conseguido otimizar o volume de ar dentro da suspensão para obter o comportamento esperado pelos atletas, refere.

PUB
Specialized Levo

Esta nova tecnologia tem como objetivo proporcionar o feeling de uma suspensão a mola, mas mantendo a personalização de uma suspensão a ar, dando resposta às exigências de torção e rigidez que os atletas precisam na competição.

RockShox Boxxer Ultimate:

  • Amortecedor: Charger 3 RC2 com butterCups;
  • Mola: BoXXer DebonAir+ twin tube com butterCups;
  • Tamanho rodas: 27,5″ e 29″;
  • Curso: 200 mm / 190 mm / 180 mm;
  • Offset: 44 mm (27,5″), 48 mm (27,5″ e 29″), 52 mm (29″);
  • Peso: 2,840 kg, para 200 mm e 48 mm de offset;
  • Preço: 2.279 euros.

RockShox Boxxer:

  • Amortecedor: Charger 3 RC;
  • Mola: Boxxer DebonAir+ twin tube;
  • Tamanho roda: 27,5″ e 29″;
  • Curso: 200 mm / 190 mm / 180 mm;
  • Offset: 44 mm (27,5″), 48 mm (27,5″ e 29″), 52 mm (29″);
  • Peso: 2,680 kg, para 200 mm e 48 mm offset;
  • Não é vendida em separado.

Mais info:

Lê também:

A Scor, a Sram e Tony Baumann fazem nascer uma ‘obra de arte’ [com vídeo]

PUB
Pirelli

Imagens: RockShox

Também vais gostar destes!